No Brasil, desafios no transporte e armazenagem exigem cada vez mais sinergia entre soluções e tecnologias empregadas

É preciso estar cada vez mais atento às demandas, às tecnologias e, se possível, aos imprevistos, para se destacar no segmento logístico

Com a retomada gradual da economia em 2022 após um período de recessão e de incertezas, principalmente para projeções no longo e médio prazo, o ano de 2023 promete ter a tecnologia como uma das protagonistas na guinada do setor logístico varejista aos patamares da era pré-pandemia (ou conforme o boom de vendas de eletrônicos no e-commerce no primeiro ano da pandemia), seja no transporte ou no armazenamento de produtos de cargas de alto valor agregado. E, empresas que oferecem soluções de ponta a ponta, desenhadas de acordo com a natureza e especificidade do negócio do cliente devem se destacar nessa corrida.

No Brasil, os setores de logística e armazenagem enfrentam desafios consideráveis. Seja por conta da malha rodoviária que teve piora de 2021 para 2022, como mostram os dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest Senat, que avaliou mais de 110 mil quilômetros pavimentados no país, seja pela grande quantidade de sinistralidade nas estradas, com as taxas de roubos alarmantes, que já somaram prejuízo na casa de R$ 1,2 bilhão. Além das fronteiras continentais que tornam o território brasileiro um local repleto de oportunidades, mas também rota atrativa para crimes, exigindo às empresas estar sempre um passo à frente inclusive dos imprevistos.

A Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de Logística de Valores do Grupo Prosegur – com alcance em mais de 80% do território brasileiro, oferece desde 2021 o serviço de transporte de cargas especiais na região Norte e Nordeste com caminhões blindados – que vão desde Toco até Rodotrem para atender marcas de eletroeletrônicos, telecom, farmacêuticos, joias e grandes varejistas, e que podem se estender a todos os estados da região.

Veículo blindado da Prosegur Cash, no Amazonas

O serviço atende empresas de todos os portes, sempre com frota de caminhões blindados, com capacidade de cubagem de 175 metros cúbicos e que comportam até 48 paletes. Diferentemente de uma empresa de transporte convencional, a companhia se destaca por oferecer em seus caminhões todos os serviços que demandam o transporte desse tipo de carga, incluindo: escolta, seguro da carga, auditoria de segurança, gerenciamento de risco e o transporte em si.

Também em 2021, a Prosegur Log, empresa de operação logística do Grupo Prosegur, inaugurou em Cajamar, interior de São Paulo, seu Armazém de Cargas Especiais. O centro logístico de 10 mil m² de área e capacidade para receber 14 mil paletes, nos serviços de armazenagem atua com dois tipos de regimes fiscais: Armazéns Gerais – quando é responsável pela administração da carga –, e Filial – quando o cliente utiliza sua própria equipe para realizar a gestão da carga e a Prosegur Log se responsabiliza pela operação de segurança. São 23 docas equipadas com plataforma elevatória e controle de abertura controlado por câmera, portaria exclusiva com eclusa e dilacerador de pneus, guaritas e áreas segregadas blindadas e elevadas dentro do Centro de Distribuição, portas monitoradas eletronicamente, cofres em áreas segregadas.

A operação possui reconhecido WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) de mercado controla desde o recebimento à expedição das mercadorias, separação, endereçamento dos itens, atendimento aos pedidos e montagem de kits, com critérios rigorosos de segurança e garante a acuracidade de estoque. O local conta com câmara refrigerada com dois ambientes para produtos que necessitam de controle de temperatura, como medicamentos, vacinas e produtos de saúde humana e animal.

“O Armazém surgiu da união de duas grandes forças da companhia mundialmente, o core business em segurança e em logística. Nosso atendimento voltado à cadeia de frios seja no armazenamento ou no transporte é um diferencial que exige controle intermitente de temperatura, validade e de rastreabilidade”, afirma Rosana Albino Hermann, Gerente de Transportes de Cargas Especiais da Prosegur Cash. O CD realiza ainda o gerenciamento de risco e auditoria, com mão de obra própria, dentro dos padrões internacionais de segurança, além de seguro sob medida.

Armazém de Cargas Especiais, em Cajamar

A companhia tem se adaptado para atender às demandas do mercado, e lançado soluções voltadas para a logística e gestão de bens, transformando sua maneira de atuar no segmento de segurança. O Grupo espera que suas receitas aumentem em torno de 5 a 6% no médio e longo prazo, atingindo um volume de negócios entre 6,2 bi e 6,7 bi de euros em 2030. Nessa evolução, os novos produtos devem representar 35% do faturamento no final de 2023, e superar o volume de negócios dos produtos tradicionais dentro de oito anos.