Além de empilhadeiras Hyster, Somov agora também revende Yale
A Somov (Fone: 11 3718.5090), empresa do Grupo Sotreq, acaba de assumir a representação das empilhadeiras Yale em todas as cidades do Estado de São Paulo. A empresa, que já representa a marca de empilhadeiras Hyster desde a década de 40, será, portanto, o primeiro caso no Brasil de dual-brand dealer da norte-americana Nacco Materials Handling Equipment (NMHG). “A chegada da Yale permite que a Somov amplie seu portfólio de produtos e sua base de clientes, que deve crescer 50%, enquanto o faturamento poderá ser 60% maior que em 2011”, diz Edílson Fabre, diretor da Somov. Além de São Paulo, a empresa representa a marca Hyster nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e toda a Região Norte. A representação das duas marcas vale somente para o Estado de São Paulo, que responde por cerca de 30% dos negócios da Nacco, segundo informa o diretor de vendas da empresa, Mário Miranda. Desse modo, a parceria com um dual-brand se inicia pelo seu maior mercado.
Zenatur instala portas automáticas Rayflex em sua área operacional
A Rayflex (Fone: 11 4645.3360) instalou duas portas modelo RP e duas portas modelo Dockdoor na Zenatur Gestão Logística e Transportes (Fone: 0800 019.2950), destinadas ao fechamento de sua área operacional, evitando entrada de ventos, poluição e outras sujidades, além de garantir proteção à empresa localizada próxima a rodovias. As portas possuem o exclusivo sistema autorreparável, que permite que voltem a sua forma original após qualquer impacto acidental de empilhadeiras e similares contra a manta, reduzindo e evitando possíveis trocas de peças, ao mesmo tempo em que eliminam parada de operação pelo não funcionamento.
Seal Tecnologia fabrica etiquetas eletrônicas de prateleira
A Seal Tecnologia (Fone: 11 2134.3814), especializada em automação baseada em código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID, fabrica etiquetas eletrônicas de prateleira, com o objetivo de levar a tecnologia aos supermercados do País e tornar a solução mais popular, garantindo segurança aos consumidores e agilidade aos varejistas, pois evita distorções de informação. As etiquetas eletrônicas são dispositivos digitais com tela de cristal líquido que, instaladas nas gôndolas, exibem preços, promoções e características técnicas dos produtos, além de dados gerenciais como disponibilidade em estoque, facing e margem de vendas de cada item. Para exibir todas as informações para clientes e varejistas, a solução da Seal possui até 32 páginas de dados. O dispositivo também ajuda a acelerar a reposição de itens nas gôndolas e permite que os supermercadistas agendem promoções durante o dia.
ESL fornece ferramenta Business Analytics
A ESL Consultoria e Serviços em Informática (Fone: 11 2141-1900), empresa especializada na produção e no desenvolvimento de softwares para gestão nos setores de transportes e logística, fornece a ferramenta BA – Business Analytics, uma solução para o segmento de transportes. Abrange um conjunto de ferramentas de análise de negócio, possibilitando a leitura dos dados colhidos em tempo real, que geram informações precisas com base em gráficos matemáticos e estatísticos. A partir dessa tecnologia é possível redefinir os processos de decisão, com consequente maturidade dos processos de negócio das empresas de transporte. A plataforma oferece os dados relevantes das operações e possibilita fácil interpretação. Ou seja, o transportador e o operador logístico poderão analisar todo o processo e o resultado em tempo real e com a velocidade que o mercado exige, com a possibilidade, inclusive, de prever eventuais problemas e corrigir as falhas em tempo hábil. Rinaldo Oliveira, diretor comercial da ESL, explica que a solução oferece os mais diversos tipos de informações, como, por exemplo, o percentual de faturamento por região x faturamento total, mercadorias entregues e que foram coletadas, mercadorias que apresentaram ocorrências, receitas, lucros, perdas financeiras, etc. “E o melhor: é possível cruzar todas essas informações por região de atuação. Ou seja, é possível o cliente saber de dados de Minas Gerais, por exemplo, para comparar com os dados de São Paulo ou qualquer outro estado ou cidade. O administrador conseguirá, então, saber qual operação é mais rentável para ele e qual o motivo”, completa.
Turkish Cargo atende mais de 196 destinos em todo mundo, sendo 42 na Turquia
A Turkish Cargo (Fone: 11 4166.6740), empresa de carga de bandeira turca, conta com uma frota de cinco cargueiros (4 Airbus 310-304F e um Airbus 330-200) e mais 175 outras aeronaves de passageiros, usadas para o transporte de carga nos porões, atendendo mais de 196 destinos em todo mundo, sendo 42 domésticos. Com os cargueiros, conecta mais de 26 destinos e ainda cobre algumas regiões com oferta de transporte terrestre. Em volume de carga transportada, a Turkish Cargo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Enquanto em 2008 foram 198 mil toneladas, em 2011 as previsões apontavam para um total de 387 mil toneladas de cargas transportadas. No ano anterior, a empresa havia registrado um crescimento de 31,9% no transporte de carga de correio e em 2010 a expectativa era ficar acima de 23%. Tudo isso é resultado de investimentos na expansão da malha aérea, aeronaves e uma rede de transportes também por terra, através de acordos realizados com empresas de transporte rodoviário em vários países, incluindo os Estados Unidos.
Red&White oferece solução que otimiza a intralogística
A Red&White IT Solutions (Fone: 11 3842.1066), empresa especializada em soluções gerenciais de TI, fornece, em parceria com a espanhola Tecsidel (Fone: 11 3777.6000), a solução Tecsidel que, integrada à plataforma SAP, otimiza a intralogística das empresas. Composta por sistemas de Gestão de Depósitos, Gerenciamento de Veículos no Pátio e Rastreabilidade, a solução proporciona, segundo as empresas, redução dos custos e integração dos processos administrativos e operacionais, de maneira automática, por meio de radiofrequência. Além disso, otimiza o tempo e os recursos da cadeia logística, controla a rastreabilidade dos produtos e insumos e executa o gerenciamento dos meios físicos internos (pessoas, equipamentos e área física) e externos (veículos, docas, pátio e ponto de controle) do complexo de depósitos, trazendo, ainda, confiabilidade e controle on-line de 100% do estoque.
SAF-Holland comercializa no Brasil os engates Holland
A SAF-Holland (Fone: 19 3311.1555) comercializa os engates Holland (engates tipo gancho) – que até então não eram comercializados no Brasil -, o eixo autodirecional, a suspensão pneumática CBX 25 e a suspensão mecânica SAF, para uso em reboque e semirreboque, e a quinta roda de alumínio. Destes produtos, a produção de eixo e quinta roda já é nacionalizada, realizada na fábrica da empresa localizada em Jaguariúna, interior de São Paulo.
No roteirizador web da Ailog Tecnologia, atualizações de pedágio estão vinculadas à data de viagem
No roteirizador web (Web Router) da Ailog Tecnologia (Fone 16 2132.6050), as atualizações de pedágios estão vinculadas à data da viagem, e não apenas à categoria do veículo. Os clientes da empresa informam suas rotas antecipadamente ao sistema, alterando apenas a data da viagem, e o sistema processa a rota na data atual, com os pedágios em vigor no período selecionado. Com essa inteligência, se a duração de uma rota for maior que um dia e neste intervalo ocorrer uma atualização, o Web Router ajusta a rota com o novo valor da cobrança de pedágio automaticamente.
Otimis realiza encontro de usuários WMS HighJump em Blumenau, SC
A Otimis (Fone: 47 3036.7800), empresa de Blumenau, SC, especializada em Supply Chain Intelligence, realizou um encontro, no último mês de abril, com os clientes do WMS da HighJump para falar das novidades e resultados obtidos com o sistema. Representantes dos clientes Vale, Martins e Drogaria Araújo conversaram pessoalmente com os profissionais da Otimis e apresentaram seus cases de melhorias realizadas e resultados obtidos, dificuldades encontradas e necessidades atendidas com o uso do sistema. Segundo Arley Mariano da Silva, da Martins, a plataforma apresentou possibilidades de ganhos desde a escolha. “Lutamos para que esse sistema fosse escolhido e hoje temos consciência que o WMS da HighJump suporta o crescimento da Martins. É uma ferramenta de gestão que faz com que nós possamos evitar problemas e antecipar situações adversas sem deixar que elas cheguem ao nosso cliente”, afirmou. Pedro Paulo da Silva, gerente de TI da Drogaria Araújo, comentou durante o encontro que a plataforma foi muito aderente à realidade da empresa. Para o executivo, em eventos como este é possível ver a versatilidade da ferramenta, já que as empresas participantes têm negócios e estruturas diferentes e todas conseguem tirar proveito do sistema. “A solução só trouxe solução, não nos trouxe problemas. Mesmo o melhor sistema do mundo não funciona se não há disciplina para aplicá-lo da melhor maneira. Vemos as duas coisas acontecendo na nossa realidade”, explicou Igor Thebaldi, da Vale.
Veyance Technologies ocupa 100% de Condomínio Logístico da Retha em Itapevi, SP
A Veyance Technologies do Brasil (Fone: 0800 554.914) – fabricante exclusiva da marca Goodyear Engineered Products no mundo – instalará no Condomínio Industrial e Logístico Logical Center Itapevi, inaugurado em abril último, sua administração geral e toda a operação logística de armazenagem e distribuição de produtos. Esta operação da Veyance Technologies ocupará 100% das instalações deste condomínio. Administrado pela Retha Imóveis & Serviços (Fone: 11 4777.9800), o condomínio possui sete galpões com 11.982 m2 de área total construída, em terreno de 22.724 m², pé-direito de 12 metros e piso com capacidade de 5 ton/m². Entre outras características estão uma estação de tratamento de efluentes, sistema de ventilação e iluminação natural, reuso de água pluvial e eclusa para acesso de caminhões.
Cascade abre subsidiária no Brasil
A Cascade Corporation (Fone: 13 2105.8800) criou uma subsidiária na cidade de Santos, SP, dando continuidade à sua expansão na América do Sul. Os planos da empresa incluem a instalação de unidade fabril no Brasil e aumento da disponibilidade de produtos, além de crescer em vendas e serviços. Nesse processo, toda estrutura utilizada pelo atual distribuidor no Brasil será transferida para a subsidiária. “Nós reconhecemos o tremendo potencial de crescimento e oportunidades da América do Sul, e estamos felizes de trazer aos consumidores os melhores equipamentos para manuseio de materiais. Como a Cascade fez em todos os novos mercados em que entrou, vamos nos estabelecer como os líderes em garras e acessórios para empilhadeiras e máquinas para construção”, explica Pete Drake, vice-presidente da companhia para as Américas.
Paletrans aumenta capacidade produtiva na linha de solda robotizada
No começo de abril, a linha do transpalete manual da Paletrans Equipamentos (Fone: 16 3951.9976) passou a contar com a dupla atuação do robô de solda. Atualmente, além da solda dos chassis com largura externa de 680 mm, o robô também realiza a solda dos equipamentos com largura de 530 mm, os quais são dedicados às operações de transporte de paletes estreitos padrão exportação. Esta linha de solda também ganhou uma área nova, posicionada estrategicamente para melhor atender ao fluxo do produto na fábrica. “O robô foi deslocado para operar com dois dispositivos do TM, melhorando ainda mais a qualidade da solda do cabeçote 530 e aumentando a produtividade diária. Uma colaboradora opera o robô nas duas posições de trabalho”, diz Stefano Ciaschi, gerente industrial da Paletrans.
Marcamp realiza evento para comemorar 25 anos
A Marcamp (Fone: 19 3772-3333) – empresa especializada no segmento de movimentação e armazenagem de materiais, atuando como representante da marca Still de empilhadeiras e fornecedora de portas e docas, entre outros equipamentos – realizou no último dia 13 de abril, em Valinhos, SP, evento em comemoração aos seus 25 anos. Participaram da cerimônia (da esquerda para a direita na foto) Cinésio Afonso Tirloni, diretor operacional, Álvaro Pereira do Nascimento, diretor técnico, Celino Tirloni, diretor comercial, e Cláudio Degrecci, diretor financeiro, todos da Marcamp. O evento também contou com a presença de autoridades da região, funcionários, clientes e fornecedores. Durante a comemoração, Celino Tirloni falou sobre a satisfação de conseguir estar no mercado há tanto tempo. “Quando começamos a planejar a abertura desta empresa, a única certeza que tínhamos era a vontade de trabalhar, mas as incertezas do mercado e os planos econômicos do nosso governo eram nossos maiores desafios. Completar 25 anos é maravilhoso, dá a sensação do dever cumprido, mas, também, se apresenta um grande desafio para os próximos 25 anos”, afirmou o executivo. Com mais de 140 colaboradores, a Marcamp possui unidades em Campinas, Hortolândia, Marília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (todas em São Paulo) e atua em diversos estados brasileiros.
Grupo Greenext distribui rebocadores industriais da marca Cushman
Localizado em Alphaville, SP, o Grupo Greenext (Fone: 11 4133.3288) é distribuidor exclusivo no Brasil dos rebocadores industriais da marca Cushman, fabricados pela EZ-GO, companhia do Grupo Textron localizada em Augusta, nos Estados Unidos. Dentre os modelos comercializados estão o Minute Miser, Stock Chaser, Titan 2, Titan 4 e TUG.
Plimor investe na ampliação de frota
A Transportadora Plimor (Fone: 54 2109.1000), de Farroupilha, RS, investiu na aquisição de 44 novos veículos para ampliação e renovação da frota. Foram incrementadas à frota 34 caminhões Mercedes-Benz e outras 10 carretas. O investimento é superior a R$ 7 milhões, informa o diretor administrativo e de operações, Julhiano Bortoncello. Esta é a segunda grande injeção na composição da frota realizada pela transportadora em menos de 12 meses. Em junho de 2011, quando a Plimor comemorou 36 anos, 78 caminhões foram comprados. Ao todo, a Plimor desembolsou R$ 16 milhões no reforço de sua frota, modernização tecnológica, dispositivos de segurança e outras tecnologias.
Log-in lança livro sobre a história da indústria naval no Brasil
A Log-in (Fone: 0800 725.6446) acaba de lançar o livro “Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira”, obra que conta o caminho percorrido pela construção naval e pela navegação mercante do Brasil. De autoria de Carlos Cornejo, o livro descreve desde o início da navegação comercial do Brasil, no século XVI, até a retomada do setor, com o navio Log-in Jacarandá, primeiro porta-contêiner construído no país após a década de 90. Para ilustrar os mais de 500 anos de navegação brasileira, a obra trás uma seleção de fotografias, gravuras e pinturas pesquisadas em acervos como o da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
8ª Maratona de Supply Chain acontece em São Paulo
A 8ª Maratona de Supply Chain Management, organizada pelo Instituto Brasileiro de Supply Chian – Inbrasc (Fone: 11 3302.9200), contará este ano com a participação de mais de 500 gerentes e diretores de Supply Chain, compras, logística e planejamento de todo o país. Nessa edição, a Maratona vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio, no Centro Empresarial de São Paulo (CENESP), localizado na Av. Maria Coelho Aguiar, 215. O evento trará as principais novidades e acontecimentos da área de Supply Chain no último ano. Além disso, serão apresentados painéis de debates e cases de empresas como Pão de Açúcar, Saint Gobain, Unilever, Alcoa, Amanco, O Boticário, Fleury, Duratex, Nextel, Tetra Pak, entre outros. Um dos destaques da edição é a participação de Fernando Cotrim, diretor de Supply Chain do COI – Comitê da Organização dos Jogos Olímpicos, que apresentará as principais dificuldades e curiosidades na gestão logística e de suprimentos dos jogos RIO 2016. As inscrições para a 8ª Maratona de Supply Chain Management podem ser feitas até o dia do evento pelo site http://www.inbrasc.org.br/maratona/, ou pelo telefone 11 3302.9200.
Abrapallet vai cuidar dos interesses dos fabricantes de paletes plásticos
Foi fundada, em 24 de janeiro último, em São Paulo, SP, a Abrapallet – Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Pallets de Plástico (Fone: 11 2386.1822), cujo objetivo é unir as empresas ligadas ao segmento, buscando defender os interesses e promover o desenvolvimento do setor. A nova Associação também irá promover a criação do Comitê Permanente de Paletização (CPP), que visa desenvolver um modelo padrão de palete de plástico no Brasil. A diretoria da entidade é formada por: José Panosso – Myers do Brasil – Presidente; Denis Marcelo Moreira – Schoeller do Brasil – Vice-presidente; Gilberto Andrade – Rei do Pallet – Diretor Executivo; Luciano Mendes Ribeiro – Green Pallet – Diretor da Área Técnica e Assuntos Governamentais; Rafael Andrade – Big Pallet – Diretor de Planejamento e Marketing; Mauricio Moraes – PlastShow – Presidente do Conselho Deliberativo; e Ivo Meneghel – Marfinite – Conselheiro.
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