Após 10 meses de obras e R$ 30 milhões investidos, a Brink’s (Fone: 11 2133.0300), especializada em logística, transporte de valores e gestão de riscos, inaugurou, em São Paulo, SP, uma base operacional de segurança que conta com 12.000 m2 de área construída e 16 docas para carga e descarga dos carros fortes.
O local escolhido para abrigar a nova central da empresa fica próximo à Marginal do Tietê, o que, segundo o presidente da Brink’s Brasil, Francisco Mendonça, faz parte do planejamento logístico, considerando que, em breve, também estará próxima ao Rodoanel, que vem sendo ampliado para facilitar o fluxo do trânsito na capital paulista.
Já o presidente internacional da empresa, Ronald F. Rokosz, responsável pelas regiões da Ásia, América Latina, Canadá e EMEA, conta que a opção pelo Brasil como sede desta que é a maior e mais moderna base da Brink’s no mundo também merece destaque: “o Brasil é um mercado essencial para nós, pois é promissor e pode nos dar mais projeção mundial”, comenta. Ainda de acordo com Rokosz, esta estrutura não foi construída para receber apenas a capacidade atual da Brink’s, mas sim para atender à demanda que haverá nos próximos 15 anos.
Segundo Mendonça, hoje, a empresa – que desenvolve aplicativos para segurança no transporte, possui uma frota com cerca de nove mil veículos e opera em mais de 120 países – está estabelecendo um novo paradigma para o setor de transporte de valores, por investir forte em tecnologia para a logística e segurança das mercadorias. “Atualmente, são 500 veículos rodando no país e 80 na cidade de São Paulo”, informa. Ele diz, ainda, que os veículos maiores são utilizados para vencer grandes distâncias, ao passo que as vans, que são menores, mais modernas e poluem menos, circulam dentro das metrópoles para contribuir tanto com a questão do trânsito quanto do meio ambiente. “Investimos, também, em veículos de qualidade e em pessoas bem treinadas”, afirma.
Segundo a empresa, por questões de segurança, no processo de carga e descarga das mercadorias na Central, os funcionários que estão envolvidos só ficam sabendo da rota no mesmo dia. “O motorista chega, pega a rota e vai para a doca indicada”, descreve Mendonça, lembrando que todos os veículos utilizados são blindados, possuem tecnologia de monitoramento e comunicação e que o rastreamento de carga é algo que está sendo estudado para um futuro próximo.
De acordo com o presidente da Brink’s Brasil, que está entre os cinco maiores faturamentos da empresa no mundo, a expectativa é crescer em média de 7% a 8% nos próximos anos, sempre pensando na necessidade permanente da renovação tecnológica.
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