As pequenas empresas apresentaram bom desempenho no segundo trimestre de 2022, segundo levantamento divulgado há poucos dias pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O desempenho médio para a pequena indústria, ficou em 47,4 pontos, resultado acima do primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos). Em junho, o índice de desempenho registrou 47,5 pontos, uma alta de 4,8 pontos na comparação com a média dos meses de junho para anos anteriores.
Segundo Marcos Barbosa, especialista com mais de 30 anos de experiência na logística brasileira e cofundador da Simulefrete, a gestão e a contratação de um transporte adequado interferem diretamente na saúde financeira de uma indústria/empresa, mas ainda é uma grande dificuldade do setor, quando o assunto é a governança dos fretes referente às notas fiscais emitidas e à contratação do modal adequado para as cargas comercializadas.
Segundo ele, muitas empresas ainda centralizam notas fiscais de mercadorias e informações sobre o tipo de transporte e valores de fretes em um simples excel e esse tipo de prática não favorece a gestão adequada do transporte, dificulta a melhoria da qualidade, além de não evitar gastos desnecessários.
Para o especialista em logística, é preciso ter uma gestão aprofundada do frete e construir diariamente um controle sobre as generalidades e capacidades das transportadoras para cada tipo de carga, seja fracionada ou embarques mais pesados. “É preciso rever como você compara as suas opções de transporte e as ferramentas que ajudam na análise das opções de frete nomercado.
Saiba como solucionar entraves do frete
Para os pequenos embarcadores que precisam melhorar a gestão de frete, o Simulador em Lote, função criada pela Simulefrete (plataforma voltada para a governança das operações de transporte) é possível agrupar as notas fiscais expedidas e realizar a integração com a plataforma. “Rapidamente, terá o valor do frete resultante das tabelas disponíveis em sua base, quais as transportadoras mais indicadas para entregar um determinado tipo de carga e uma visão clara para análise dos destinos, considerando as parametrizações e comparações de tabelas necessárias para sua melhor escolha.
Marcos Barbosa garante que, tanto para carga fracionada, quanto para aquelas com peso intermediário, a tecnologia aplicada apresentará uma lista de transportadoras adequadas, dentre aquelas já cadastradas na plataforma, ou seja, de forma inteligente, o Simulador em Lote, aponta o tipo de transportadora mais adequada para o seu negócio.
Benefícios do Simulador em Lote
1.Capacidade de análise e comparativos com o mercado;
2.Aplicação de estrutura de tabela de frete para a sua carga;
3.Previsão de custos e otimização do frete;
4.Escolher a melhor modalidade de frete;
5.Relatórios de desempenho e indicadores;
Além da função acima, com fácil integração, a Plataforma Simulefrete possibilita o acesso ao panorama geral de todas as entregas, desempenho, faturamento e conciliação financeira em tempo real. Na prática, oferece desde a escolha do transportador, tipo de modal para cada operação ou mercadoria e acompanhamento do pedido em tempo real, até a entrega, status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, avaliação de desempenho do transportador, sem a necessidade de esperar finalizar o mês.