A Danfoss, multinacional dinamarquesa líder nos setores de climatização, refrigeração, ar condicionado, automação industrial e hidráulica móbil para segmentos variados anuncia o lançamento da nova linha OptymaTM Control. Os profissionais de refrigeração agora podem escolher uma linha com três controladores para aplicações inteligentes e eficientes em câmaras frigoríficas, para uma oportunidade três vezes maior de economizar tempo de instalação, reduzir o consumo de energia e aumentar a segurança alimentar graças aos novos recursos e funcionalidades.
À medida que aumenta a necessidade por eficiência em toda a cadeia de frio do varejo de alimentos, cresce também a necessidade de otimizar o controle de temperatura, a regulação e a transparência nas câmaras frigoríficas. Com a mais recente adição ao seu extenso portfólio de soluções para câmaras frigoríficas, a Danfoss tornou três vezes mais fácil encontrar a combinação perfeita para suas necessidades em câmara frigorífica.
A nova série OptymaTM Control é composta por três controladores de câmara fria – AK-RC 204B, AK-RC 205C e AK-RC 305W-SD. Como uma plataforma hierárquica que cobre uma ampla gama de funcionalidades, eles oferecem suporte a uma extensa variedade de aplicações em conformidade às normas de segurança alimentar, melhorando a eficiência operacional e proporcionando economia de energia por meio de lógicas avançadas.
Três vezes mais fácil
Os três novos controladores OptymaTM oferecem instalação e comissionamento simples. A fiação simplificada e um grande espaço interno garantem uma instalação e montagem descomplicada, reduzindo o tempo e os problemas de instalação.
Além disso, o assistente de inicialização exclusivo combinado com uma interface intuitiva permite que o comissionamento seja concluído em apenas alguns minutos.
Três vezes mais conectado
A linha estendida de controle OptymaTM está pronta para ser conectada à família Danfoss ADAP-KOOL®, oferecendo uma integração perfeita e conectividade total para controle e transparência em estabelecimentos totalmente gerenciados. Nuvem opcional e conectividade remota por meio do aplicativo ProsaLink e do serviço Cloud também garantem que os profissionais de refrigeração obtenham todos os benefícios da plataforma Danfoss Alsense™ – sem complicações.
Outro destaque é em relação aos alertas HACCP, que contam com a opção de controle remoto e permitem programar pontos de ajustes que ajudam a aumentar a qualidade e a segurança dos alimentos, reduzindo a deterioração e proporcionando tranquilidade.
Três vezes mais inteligente
A plataforma de controle OptymaTM de três níveis apresenta uma série de funcionalidades inteligentes para melhorar a eficiência operacional e otimizar o consumo de energia, desde o bloqueio do degelo, evitando sobrecarga, até o controle holístico, gerenciando a regulagem da temperatura e todos os elementos-chave do consumo elétrico na câmara frigorífica.
Além disso, o inovador degelo adaptável reduz o número de ciclos de degelo a um mínimo absoluto. Isso melhora o desempenho ao longo do tempo, resultando em economia de energia, maior vida útil do produto e menores custos de manutenção graças à redução do estresse mecânico e térmico.
“Tudo em um só lugar” para soluções de refrigeração e monitoramento
Como parte da meta da Danfoss de continuar sendo o One-Stop-Shopping (Tudo em um só lugar) para profissionais de refrigeração, a nova plataforma de controle OptymaTM é totalmente compatível com todas as unidades condensadoras OptymaTM, além de unidades condensadoras de terceiros.
O grupo de engenharia de origem dinamarquesa destaca o aumento significativo na demanda global por energia e argumenta que, sem uma ação urgente para conter a demanda, o desenvolvimento de energias renováveis será insuficiente para atender às necessidades de uma crescente população.
O documento foi publicado quando os líderes mundiais se reuniram no Egito para a COP27, oferecendo recomendações políticas práticas para ações urgentes que, tanto os líderes políticos quanto os corporativos e comunitários, devem considerar antes, durante e depois da conferência.
O novo whitepaper mostra que o atual desenvolvimento de energias renováveis não será, nem de perto, suficiente caso não seja reduzida ao mesmo tempo a demanda por energia, fazendo referência à drástica aceleração na demanda por refrigeração no Sul Global como um caso pontual.
De acordo com o CEO da Danfoss, Kim Fausing, esse whitepaper destaca a necessidade urgente de os líderes climáticos incluírem medidas de eficiência energética e eletrificação em seus planos da COP27.
“O mundo, particularmente a Europa, está seguindo uma abordagem unilateral para a crise energética, concentrando-se apenas no fornecimento de energia e não o suficiente na demanda. Para cada dólar gasto em eficiência energética, podemos evitar gastar mais de 2 dólares em fornecimento de energia. A tecnologia está disponível e as soluções de eficiência energética podem ser usadas hoje em todos os setores. Se não agirmos agora para atender à crescente demanda por energia, será extremamente difícil e mais caro cumprir a meta do Acordo de Paris de ficar abaixo de 1,5 graus de aquecimento”, afirma Fausing.