A Omnilink, empresa focada em soluções tecnológicas voltadas ao monitoramento e rastreamento de veículos, prevenção de riscos, gestão de frotas e telemetria, teve um ano de 2018 extremamente positivo. Entre os destaques estão a parceria exclusiva com a Volks para desenvolvimento de aplicativo para gestão de riscos que tem o objetivo de ajudar no combate a roubos de cargas e a inclusão da funcionalidade do rotograma falado embarcado em suas soluções de gestão de risco, além de abertura de filial em Recife (PE).
A solução de segurança desenvolvida exclusivamente para a plataforma RIO, marca digital apresentada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, nomeada RIO Security Omnilink, foi lançada para a América Latina no segundo semestre, durante a 67º IAA Commercial Vehicles, uma das feiras comerciais mais importantes do mundo em transporte, logística e mobilidade, realizada em Hannover, na Alemanha.
“Essa nova parceria com o RIO, certamente irá aprimorar a forma de monitorar o transporte de cargas, proporcionando uma maior segurança para as empresas e motoristas do grupo. Com uma tecnologia consistente, o RIO Security tem o objetivo de gerir dados precisos para uma operação mais eficiente e segura”, declara Michel Levy, CEO da Omnilink.
Com a solução, a Omnilink estendeu a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciada em 2008, com o Volksnet e posteriormente com o MAN Guard, para atender todas as necessidades do mercado de transporte, oferecendo inteligência em telemetria, logística, rastreamento e monitoramento de veículos em tempo real, o que resulta em mais segurança nas operações e um gerenciamento de frota eficiente e lucrativo.
Aumento da segurança com o rotograma falado
A Omnilink também passou a disponibilizar a funcionalidade do rotograma falado embarcado em suas soluções de gestão de risco Omniturbo e Omnidual, para auxiliar clientes a reforçarem a prevenção de acidentes nas estradas. A solução permite aos gestores de frota programarem dicas de segurança no rastreador do caminhão, como por exemplo, avisos de curvas perigosas e redução de velocidade.
Essas dicas são faladas ao longo da rota e podem ser programadas remotamente. Um dos diferenciais no rotograma da Omnilink é a possibilidade de as mensagens ficarem gravadas diretamente na memória do rastreador e funcionarem em locais que não possuem cobertura de sinal de GPRS, como em túneis e serras.
Nova filial no Nordeste
Outra grande novidade aconteceu em outubro quando a empresa inaugurou o seu escritório em Recife (PE), que passou a contar com atendimento comercial especial para a região. O objetivo da abertura é desenvolver novas parcerias locais e ampliar seu atendimento, para entregar mais soluções inovadoras e com alto valor de resultado em seus produtos.
A expansão para o Nordeste tornou-se estratégica por conta do aumento do índice de roubos na região que totalizou 5,83% dos casos em 2017, sendo a segunda região com o maior número, atrás apenas do Sudeste que concentra 85,53% do total, segundo dados da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística.
“Com a abertura desta nova filial pretendemos reforçar ainda mais a nossa marca no Nordeste e fortalecer o plano de expansão local, começando inicialmente pelo Recife e dando prosseguimento por outras cidades da região. Temos como meta ajudar nossos clientes a terem um retorno financeiro maior, economizarem combustível, reduzirem as perdas com cargas, e os investimentos com seguro, ajudando a fortalecer a segurança dos motoristas com a redução significativa de acidentes”, comenta o CEO da Omnilink.
Inteligência em telemetria
Ao decorrer do ano, a empresa também investiu maiores esforços para as suas soluções em telemetria, a partir de seu produto Omnitelemetria, que viabiliza o monitoramento do veículo em tempo real para coletar dados precisos sobre o comportamento do motorista e das condições do veículo por meio de dezenas de sensores instalados nos caminhões.
A solução realiza gerenciamento detalhado que analisa o desempenho da frota de maneira simples e completa, controlando o consumo (km/l), uso da tomada de força e implementos do veículo, uso da embreagem e torque reduzido. Graças à solução é possível avaliar precisamente o modo de condução e as condições do veículo por meio da leitura de dados.
“Além da localização, o sistema informa se há a necessidade de fazer alguma manutenção ou se há alguma ocorrência fora dos padrões, como paradas não previstas durante a viagem. Mas a principal vantagem da telemetria é a possibilidade de acompanhar a forma como os condutores dirigem e com isso criar ainda mais segurança nas estradas”, explica Levy.
A empresa, que possui nos dados um grande diferencial para aumentar a segurança nas estradas, espera fechar ano com crescimento de 20% em seu faturamento.