Novo armazém geral do RIOgaleão Cargo permitirá concentração de processos logísticos com redução de custos e maior segurança

Por Vanessa Haddad

O terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim vai inaugurar neste ano um armazém geral de 4 mil m². A área não será alfandegada, o que possibilitará a importadores e exportadores a manipulação da carga no próprio local, sem a necessidade de transporte para outros espaços de armazenagem. A novidade é um dos destaques apresentados pela concessionária RIOgaleão Cargo durante a Intermodal South America, feira de logística que acontece em São Paulo.

A região destinada ao armazém geral está em processo de desalfandegamento, cuja previsão de conclusão é até o mês de julho. O local será um diferencial oferecido pela administração do aeroporto, que proporcionará otimização de tempo devido à maior agilidade na realização de procedimentos como separação de carga, controle de qualidade, montagem de kits e etiquetagem. “Além da comodidade e da significativa economia de tempo, os benefícios desse armazém serão redução de custos, maior segurança e garantia da integridade da carga, uma vez que, ao evitar o seu transporte para a execução de processos logísticos, são minimizadas as possibilidades de roubos e avarias”, explica Patrick Fehring, diretor de negócios aéreos do RIOgaleão Cargo.

O armazém geral integra a RIOgaleão General Warehousing, uma das seis categorias do novo portfólio de serviços e soluções customizáveis anunciado na Intermodal, que disponibiliza instalações de armazenagem, equipes especializadas e equipamentos para atender às necessidades específicas de diferentes cargas.

As demais categorias do portfólio são: Temperature Controlled (visa a manutenção da qualidade de produtos que necessitam de temperatura controlada, como vacinas, medicamentos e materiais biotecnológicos); Heavy & Outsized (movimentação e armazenagem de carga oversize); Valuable (monitoramento, rastreamento e armazenagem com segurança de cargas valiosas, como obras de arte e notas bancárias); Dangerous Goods (movimentação e armazenagem de produtos perigosos, como explosivos, materiais radioativos e/ou corrosivos e líquidos inflamáveis) e Live (transporte de animais vivos em conformidade com seu porte e espécie).

O RIOgaleão Cargo investiu R$ 30 milhões em infraestrutura, eficiência e qualidade nos três primeiros anos de concessão (a partir de 2014). Entre seus diferenciais competitivos e estratégicos, estão a certificação CEIV Pharma (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics) da IATA (International Air Transport Association) – o Aeroporto Internacional Tom Jobim foi o primeiro da América Latina a ser certificado – e o uso de transelevador frigorificado (único aeroporto do Brasil que possui o equipamento).