O LFS no gerenciamento de peças de reposição de automóveis para toda a Sérvia

Da vela de ignição até o parafuso de drenagem para os reservatórios de óleo – e empresa sérvia Delmax estoca peças de reposição para todos os veículos registrados no país. A partir de agora, o sistema de gerenciamento de armazém LFS da Ehrhardt + Partner (E+P) organiza e administra o fornecimento de peças de reposição para automóveis em toda a Sérvia. Em conjunto com a Delmax, uma equipe de projeto composta de especialistas da Alemanha, Ucrânia, República Tcheca e Portugal ajustou o LFS exatamente aos processos no armazém. O resultado da colaboração internacional: um controle aprimorado de percurso na área de armazenamento e coleta e um picking muito mais eficiente. Em um armazém de 5.000 m², todos os processos, da entrada à saída da mercadoria, são controlados pelo LFS com segurança e flexibilidade. Para a E+P, o primeiro projeto na Sérvia foi um sucesso total.

Na cidade de Stara Pazova, o atacadista de peças de reposição abastece lojas próprias, oficinas e postos de gasolina. E a partir de seu armazém, a Delmax também atende clientes finais. Com sua demanda por serviços de alta qualidade surgiu a necessidade de uma logística planejada e mais eficiente. Após uma consultoria detalhada, a equipe internacional da E+P, em coordenação estreita com a Delmax, desenvolveu a solução ideal. Jürgen Ortel, gerente de projetos da E+P relata: “O projeto foi coordenado a partir de Praga. Graças a nossa rede internacional, nós podemos implementar projetos em todo o mundo. As equipes trabalham em cooperação estreita e independentes do local, de forma que sempre podemos oferecer a solução ideal para processos seguros e flexíveis mesmo internacionalmente.

Segurança de inventário e picking aprimorado
Nas sete áreas do armazém há incontáveis peças pequenas em prateleiras e porta-paletes. Antes da instação do LFS, até 20 mil picks eram executados diariamente com documentação em papel para cerca de 650 pedidos – um empreendimento penoso. O LFS está substituindo um banco de dados desenvolvido internamente e está otimizando o controle de percurso no armazenamento e picking. A Delmax tem 73 mil itens no armazém, mas para isso há apenas 40 mil locais disponíveis. Por isso, os especialistas da E+P inventariaram o armazém no LFS de acordo com uma análise ABC executada pelo cliente. Agora, o sistema de gerenciamento de armazém documenta permanentemente a quantidade exata e o local preciso de armazenamento do item. Dessa forma, a Delmax se beneficia com uma segurança de inventário que foi intensamente melhorada. A qualidade do picking subiu de forma clara, pois os coletores confirmam a retirada do item correto do local de armazenamento em um dispositivo RF.

Ampla Experiência
Graças ao LFS, a Delmax está reagindo de forma flexível às demandas de seus clientes. Agora, o armazém se destaca por um picking sensivelmente mais eficiente. A equipe internacional da E+P aproveitou da ampla experiência na área de logística de peças de reposição para automóveis. Com isso, a Delmax atende as altas expectativas de seus clientes com a capacidade de estocar peças de reposição para todo o país e entregas just in time.