O mundo da experiência na intralogística: Anita Würmser fala sobre o teste de campo do Prêmio IFOY

Anita Würmser

A pandemia de coronavírus levou ao cancelamento de muitas feiras e congressos nos últimos dois anos, mas o Test Camp Intralogistics cresceu discretamente como uma referência para quem quer ter uma visão abrangente e eficaz do estado da arte na intralogística.

O Test Camp Intralogistics faz parte do IFOY Award, considerado o Oscar da Intralogística, que tem a Logweb como a única jurada das Américas. O evento expandiu e foi reformulado, oferecendo uma oportunidade para profissionais do setor testarem os finalistas do prêmio ao vivo, sempre na Alemanha.

A terceira edição desse formato do teste acontece na Messe Dortmund em 29 e 30 de março de 2023, com até 100 inovações e novos produtos selecionados de dez países para experimentação em 10.000 metros quadrados de espaço.

Veja a seguir entrevista com Anita Würmser, diretora geral do Test Camp Intralogistics e presidente do júri do Prêmio IFOY e do Hall da Logística da Fama.

Como realizar um evento com quase mil participantes no meio de um lockdown?
Anita Würmser: Já me perguntaram isso várias vezes. Nós simplesmente fizemos. Resumidamente, foi 200% trabalho, 100% coragem, 0% segurança de planejamento. As autoridades foram duras, mas úteis, os requisitos regulatórios enormes, sem mencionar o risco. No final, o impulso foi a coragem de todos os envolvidos. Convidados, expositores, testadores, equipe, juízes – todos vieram para testar as inovações e seguiram as regras com precisão. Foi um pouco assustador quando estávamos no meio do lockdown, em 2021, com 650 pessoas sozinhas no hotel e nas áreas de exposição.

Como foi a resposta do público?
Anita Würmser: Foi surpreendentemente positiva. Eu não esperava tanto, fomos aplaudidos e a cobertura midiática explodiu. Cerca de 960 veículos de comunicação de 79 países falaram sobre o evento. Apenas uma pessoa queria que o teste não acontecesse, mas isso até nos ajudou, na verdade.

Como isso aconteceu?
Anita Würmser: Nossa postura de segurança e nossa abordagem de combate à pandemia foram cuidadosamente avaliadas e consideradas modelos a serem seguidos. Além disso, aproveitamos o fato de o acesso ser restrito a expositores e visitantes, já que o Test Camp não é uma feira comercial, mas sim um evento de teste para a indústria, exclusivo para convidados.

Por quê? Fale sobre o conceito do evento.
Anita Würmser: O TEST CAMP é uma nova forma de evento, uma experiência interativa para inovações selecionadas direcionadas a decisores. Ao contrário de uma feira comercial, que tem como objetivo atrair um grande número de pessoas e ter uma ampla variedade de expositores, nós priorizamos a qualidade sobre a quantidade. Em uma feira comercial, qualquer pessoa pode expor, enquanto em nosso evento, os expositores são pré-selecionados. Em uma feira comercial, o visitante precisa se orientar sozinho, mas no Test Camp, oferecemos tours guiados para destacar as atrações.

Não todo mundo pode expor, não todo mundo entra? Como você faz a seleção?
Anita Würmser: Com uma quantidade limitada de ingressos, nós e nossos expositores convidamos profissionais B2B de alto nível com interesse concreto em inovação e investimento para testar as soluções. Nosso público-alvo são decisores que não apenas querem ver as melhores inovações, mas experimentá-las ao vivo, testá-las e conhecê-las. Oferecemos uma mistura interessante de expositores, incluindo finalistas do prêmio IFOY, que representam as melhores inovações do ano, e empresas mundiais com inovações e novos produtos. Nós buscamos somente produtos inovadores e novos para apresentar.

É verdade que o Test Camp nasceu a partir do IFOY Award?
Anita Würmser: Correto, o Test Camp agora é um evento independente, que inclui a auditoria IFOY para finalistas – os IFOY Test Days. Antigamente, somente finalistas, jurados, testadores e parceiros do IFOY tinham acesso a esses dias de teste, limitado a cerca de 150 pessoas. Em 2017/18, alguns jurados convidaram contatos de suas revistas para participar (o júri do IFOY é composto por editores-chefes de revistas de logística líderes em todo o mundo), e eles ficaram animados com a oportunidade de experimentar os finalistas do IFOY. Em 2020, começamos a chamar um número limitado de convidados B2B, começando com 50, e em 2022 esse número cresceu para quase mil.

Mil participantes não parecem muito?
Anita Würmser: Eu acredito que a participação de mil pessoas em dois dias é o tamanho ideal para o evento. Os expositores não poderiam lidar com mais participantes e tudo depende de quem são eles. Nossos visitantes são decisores com potencial de investimento de milhões e buscam ver inovações de forma concentrada, com uma visão eficiente e efetiva das tecnologias atuais. Eles dedicam um tempo extenso e intenso para examinar as exposições. Alguns vão até o ponto de se debruçarem sobre o equipamento para não perder nenhum detalhe. No entanto, se o objetivo como expositor é somente coletar muitos contatos, o Test Camp não é o lugar certo.

Participantes do Test Camp em 2022

De que indústrias vêm os visitantes?
Anita Würmser: O Test Camp atrai principalmente prestadores de serviços logísticos, especialmente os logísticos contratuais, e também tem uma ampla representação de OEMs automotivos. Além disso, o comércio eletrônico, o varejo fixo, a indústria de bens de consumo e bebidas, a engenharia mecânica, químicos e farmacêuticos são bem representados. Neste ano, esperamos também a presença de muitos colaboradores de empresas devido a uma área de teste especial dedicada a exoesqueletos e ergonomia.

A densidade de profissionais C-level foi extremamente alta em 2021 e 2022. Acontecerá o mesmo em 2023?
Anita Würmser: Eu acredito que sim! Membros do conselho e proprietários também gostam de experimentar coisas a seu tempo, especialmente antes de investir ou cooperar.

O Test Camp se posiciona como um evento sustentável. O que o torna diferente?
Anita Würmser: Onde podemos economizar em resíduos, transporte, energia e recursos, claro que o fazemos. No entanto, isso não é o ponto central. Sustentabilidade é fácil de dizer, mas realizar ações verdadeiramente sustentáveis sem recorrer a certificados de comércio ou pseudo marketing verde é uma decisão fundamental que mudará tudo. As marcas estão mudando e novos modelos de negócios estão surgindo. Queríamos criar algo significativo, um evento que se adapte aos tempos e inspire tanto clientes quanto expositores, e por isso a sustentabilidade é menos uma questão de “se” e mais uma questão de “como”.

Um exemplo, por favor!
Anita Würmser: Nós nos esforçamos para ser sustentáveis, evitando deixar enormes quantidades de lixo após o evento. Por isso, decidimos por construir os estandes centralmente, usando materiais reutilizáveis e sem permitir construções ou exibições desnecessárias. Usamos energia verde e todos os recursos são economizados, tudo com o objetivo de ser minimalista, pois a verdadeira inovação não precisa de decorações extravagantes.

Os expositores e visitantes se contentarão com menos?
Anita Würmser: O que é mais importante e ao mesmo tempo mais difícil para o sucesso na logística? É a tecnologia. Se você confia em software e hardware errados e perde a inovação, que é o fundamental, está fora. É por isso que muitas empresas estão abertas a novas formas de fazer coisas, e nossa atenção à inovação e aos novos produtos e a abordagem abrangente oferecem muitas vantagens. Faz diferença se você trabalha com um robô humanoide, opera um carrinho horizontal, experimenta um exoesqueleto, dirige uma empilhadeira ou apenas olha para tudo isso.

Como funciona o “autoteste”?
Anita Würmser: Os visitantes são guiados em tour para conhecer todos os expositores e ter uma visão geral das inovações. Cada expositor apresenta suas novidades em um tempo curto de dois a três minutos, e depois os visitantes podem experimentar ou testar as tecnologias por conta própria. Para garantir a segurança, as áreas de teste são delimitadas por cordões e são fornecidos coletes de alta visibilidade. Além disso, o uso de sapatos de segurança é obrigatório nessas áreas.

Em março, começa a 3ª rodada do TEST CAMP INTRALOGISTICS em Dortmund. Quais serão as inovações na agenda naquele momento?
Anita Würmser: Até 100 inovações e novos produtos selecionados de dez países estarão lá. Entre eles equipamentos de tecnologia de armazém, empilhadeiras, software, soluções robóticas, AGV e AMR, soluções especiais interessantes e, claro, os finalistas do prêmio IFOY. Configurações espetaculares também são prometidas pela nova edição da AGV Mesh-Up da VDMA – Associação para Manuseio de Materiais e Intralogística, a Arena Exoesqueleto & Co. e a Safari Order Picker. Definitivamente será uma experiência inesquecível. O programa do congresso também inclui uma série de painéis de discussão sobre inovação.

Quais os planos para o futuro?
Anita Würmser: Vamos enfatizar ainda mais o caráter de testar por si mesmo as soluções e expandir os painéis de discussão. Também queremos mostrar mais visões do futuro, além das inovações já disponíveis no mercado.

Saiba mais sobre o Prêmio IFOY e os Tests Days no Portal Logweb, basta digitar IFOY no campo de busca ou clique aqui.

Foto: Sebastian Gabsch