Ofner fecha contrato com a Célere para operação de Natal

Uma das confeitarias mais tradicionais e conhecidas de São Paulo, a Ofner fechou um contrato com a Célere – divisão do Grupo Movicarga especializada em Intralogística – para retirar na fábrica, armazenar, gerir o estoque e entregar 800 toneladas de produtos natalinos (panettones e chocolates) nas 23 lojas das marca, consumidores finais e empresas.

Iniciada em outubro, a operação terá duração de quase 90 dias, sendo que 60% do volume vendido ocorre nas duas últimas semanas que antecedem o Natal (de 5 a 20 de dezembro). Serão pelo menos 2 mil entregas dentro da cidade de SP, envolvendo 50 profissionais e 30 veículos.

De acordo com Alexandre Martins, diretor Industrial da Ofner, essa é a segunda vez que a empresa contrata os serviços da Célere para comportar o aumento na produção na época natalina e não sobrecarregar outras áreas.

“Mesmo com a crise, o volume produzido cresceu 5% devido a novas oportunidades de fornecimento. O bom resultado operacional alcançado no ano passado nos fez optar novamente por um serviço especializado de logística interna, pensando em oferecer qualidade e segurança para nossas lojas e clientes”.

O trabalho consiste na retirada diária da fábrica da Ofner dos produtos natalinos que são transferidos para o armazém da Célere e colocados em áreas secas (galpão normal) ou refrigeradas, com temperatura controlada.

Todas as vendas da Ofner são transmitidas para a Célere, que faz a separação, conferência, carregamento e entrega dos produtos para os clientes finais (pessoa física), empresas (pessoa jurídica), grêmios (pequenos stands de vendas promovidos pela Ofner em empresas), além do abastecimento de todas as lojas da Ofner. A empresa é responsável ainda pela retirada dos produtos não vendidos enviados aos grêmios, conferência e retorno do produto ao estoque.

Para dar conta de toda essa dinâmica, Guilherme Osório, diretor geral do grupo Movicarga, explica que a Célere desenvolveu um sistema que faz a interface entre o sistema da Ofner e o da empresa, por onde todas as informações transitam. Isso permite que a operação aconteça de forma coordenada e com um grau máximo de precisão do estoque.

“Os pedidos de venda da Ofner e o controle dos processos internos da Célere (posição de cada pedido, se está parado no sistema, já foi impresso, foi carregado ou entregue), assim como todo o processo fiscal de retorno da mercadoria são realizados através desse sistema, garantindo a veracidade e controle das informações”, destaca.

Em 2014, a divergência de estoque (diferença verificada entre o estoque físico existente no depósito e o registrado no sistema) foi inferior a 0,2%, saldo melhor que a meta estabelecida para a operação e aos resultados já alcançados anteriormente pela Ofner.