A Opentech realizou no dia 17 de setembro, em São Paulo, a cerimônia de entrega do troféu aos vencedores do Prêmio Mover 2019. O evento reuniu cerca de 200 convidados no Bourbon Convention Ibirapuera. Neste ano, 18 empresas inscreveram seus projetos de eficiência em transporte e logística e seis foram premiadas.
Eleitos por uma banca de jurados, os vencedores foram Aliança Navegação e Logística, AGV FMCG, Friboi, Whirlpool Corporation, Unilever Brasil e Cootravale Transportes.
De acordo com o CEO da Opentech, Duani Reis, o Prêmio Mover reconhece as melhores práticas em gestão logística e gerenciamento de riscos e premia as soluções adotadas a partir das características de cada tipo de operação. “Nesta edição os projetos estavam melhor estruturados, além dos excelentes resultados alcançados. Para o público presente, foi uma oportunidade poder conhecer os cases de cada empresa.”
Entre os projetos desta edição, os destaques foram as soluções em eficiência logística e implantação de Torre de Controle (tema apresentado pela Aliança Navegação e Logística), redução de sinistros (foco da Friboi, AGV FMCG e Cootravale Transportes), integração logística e redução de sinistros (apresentado pela Whirlpool Corporation) e logística de devolução e redução de perdas (projeto da Unilever Brasil).
Segundo Duani, o Prêmio Mover é uma forma de reconhecimento de iniciativas inovadoras no segmento de transportes. “O custo de operação logística no Brasil é alto e existem muitas oportunidades de melhoria nas empresas. O prêmio tem o objetivo de reconhecer projetos de impacto, que geram resultados efetivos, e valorizar as pessoas que fazem a diferença, dando visibilidade as suas iniciativas.”
Oportunidade para discutir inovação
Além da apresentação dos projetos vencedores, o público que prestigiou o Prêmio Mover 2019 pode debater, durante todo o dia, temas como inovação, transformação digital, tendências, disrupção e novos negócios.
Na abertura do evento, Arthur Igreja, co-founder da AAA Plataforma de Inovação e fundador da Disrupt Investment and Innovation, falou sobre “Transformação Digital & Inovação Disruptiva”. “Nada acontece de repente, da noite para o dia. As mudanças estão ocorrendo o tempo todo em nossa volta. O grande desafio é percebê-las e acertar o timing”, disse.
Segundo o palestrante, as empresas devem estar atentas à inovação, mas sem pânico. “Inovação não é só tecnologia. É disciplina e constância. Não adianta investir em inovação sem resolver os problemas básicos da empresa. Não adianta discutir as tendências para 2050 se não melhorarmos aquilo que estamos fazendo agora, em 2019”, aconselhou.
Durante a tarde, o tema central do Prêmio Mover 2019 foi “Inovação nas Empresas”. Participaram da mesa-redonda o CEO da Opentech, Duani Reis; Alfredo Chaia, Managing Director da Risk Veritas; Flavio Amaral, Supply Chain e Operações Logísticas da Natura; Ricardo Hoerde, CEO e co-founder da Diálogo Logística; Ricardo Guirao, Diretor de Transportes da AON; e Marcio Dias, Marine Superintendent da Marsh.
Na pauta das discussões, abordagens sobre a logística voltada ao comércio eletrônico, custos operacionais da logística no Brasil, diferenciais competitivos, transformações do mercado, marketplace de fretes, startups voltadas ao segmento de transportes e análises sobre as inovações mais importantes a serem adotadas até 2020 pelo mercado brasileiro.