Operação logística para indústria de bebidas: 5 principais soluções para o transporte e rastreamento

Os prejuízos e perdas no ramo de distribuição de bebidas podem totalizar bilhões para as empresas. No Brasil, o roubo de cargas é um dos principais problemas para o setor, somente em 2022, causou uma perda de R$ 1,2 bilhão para o país, de acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Além disso, outros fatores que contribuíram para as perdas são extravios durante o transporte e problemas relacionados ao rastreamento eficiente dos produtos. 

O uso de tecnologias atrelado à gestão de riscos no transporte de bebidas pode ser importante para garantir a segurança e integridade dos produtos durante toda a cadeia logística, principalmente, quando se trata de cargas sensíveis e que exigem uma operação mais cuidadosa. Nesse sentido, a BRK Tecnologia, empresa de tecnologia com soluções para o gerenciamento de risco, gestão logística e prevenção de acidentes, destaca as 5 principais soluções para o transporte e rastreamento  de bebidas. Veja a seguir:

  1. Softwares de gestão

São sistemas e recursos tecnológicos que otimizam a cadeia de deslocamento, permitindo a visibilidade de toda a operação logística. Existem softwares de gestão e segurança no mercado que permitem a integração da gestão e segurança das cargas, atrelando as informações com uma análise do perfil de motoristas, veículos e solicitações para cada viagem. Eles fornecem informações relacionadas a rota, veículos, combustível, permitindo que o controle seja feito em tempo real.

  1. Roteirizador de carga 

Esse sistema logístico permite que rotas eficientes e estratégicas sejam traçadas para garantir o cumprimento de todos os detalhes do trajeto, com garantia de mais segurança, economia, controle de prazos e tempo. Investir em um sistema de roteirização permite fazer escolhas mais assertivas sobre o percurso a ser realizado, traçando melhor ponto de abastecimento, paradas, revisões e descanso por meio de análises de dados. 

  1. Telemetria

Essa forma de rastrear cargas permite a medição de todos os dados da operação de maneira remota, por meio de uma rede sem fios. Essa antecipação de informações estratégicas possibilita estabelecer limites de velocidade, duração do combustível, tempo e distância percorrida e situação do trânsito nas regiões em que o veículo está trafegando.

  1. GPS

O Sistema de Posicionamento Global (GPS), tecnologia de mapeamento por satélite, cada vez mais dispõe de funcionalidades e ferramentas que bem aproveitadas, possibilitam uma série de vantagens para as empresas. Utilizando esta tecnologia  no rastreamento de bebidas, é possível acompanhar a posição e a rota dos caminhões e o tempo estimado até a entrega, gerando informações em tempo real, rastreabilidade das cargas e de toda a operação.

  1. Radiofrequência

Utilizando sinais de rádio esse meio facilita a comunicação entre o sistema de gestão e os operários. A radiofrequência associada a logística é uma das modernizações mais importantes para o mercado, e requer investimento primeiramente no planejamento, treinamento e aplicação dinâmica entre os sistemas com os profissionais e clientes.