Edenred Brasil lança plataforma digital de frete
A Edenred Brasil, por meio de sua Divisão Frota e Soluções de Mobilidade para o mercado rodoviário, apresenta o Freto, plataforma totalmente digital desenvolvida para conectar diretamente transportadores autônomos ou frotistas com o embarcador, funcionando como um marketplace da indústria para transporte de carga pesada. No painel do Freto, os transportadores podem consultar as cargas disponíveis, o volume e o valor do frete. “O match, que é a conexão da disponibilidade da carga com o aceite do trabalho, é feito pelo smartphone e pode levar somente 1 minuto”, explica o diretor de Mercado Rodoviário da divisão de Frota e Soluções de Mobilidade Edenred Brasil, Thomas Gautier. Os dados da mercadoria e o valor definido para o transporte são cadastrados diretamente pelo embarcador e, diante da disponibilidade, basta sinalizar com um clique o interesse no transporte e a contratação é iniciada. Os embarcadores acessam a lista dos caminhoneiros interessados no seu frete, que ingressam na plataforma após atenderem critérios de compliance, como habilitação específica e permissão para o transporte de determinadas cargas, processo que faz da plataforma uma aliada para garantir as regras estabelecidas para o setor. “O Freto explora um nicho do mercado em que o embarcador se utiliza, principalmente, da terceirização. E a plataforma pode ser baixada em forma de aplicativo disponível para Android”, finaliza Gautier.
Gimba associa-se à ABF como Operador Logístico
O Gimba, pioneiro na gestão e distribuição de suprimentos, associou-se à Associação Brasileira de Franchising – ABF como fornecedor de suprimentos e Operador Logístico para franquias. O objetivo da parceria é aproximar-se do mercado de franchising e apresentar os benefícios que a gestão de compras de suprimentos indiretos (itens de não revenda) pode trazer para as franquias associadas. Segundo Michelle Lima, gerente de Relacionamento B2B no Gimba, são várias as vantagens oferecidas pela solução Gimba, como a padronização do fornecimento com portfólio completo de suprimentos indiretos, o desenvolvimento de itens personalizados, como material de merchandising, a redução de custo do frete com a otimização das entregas, a aquisição de tecnologia para facilitar os pedidos e o controle total dos gastos, tanto pelo franqueado como pelo franqueador, via plataforma web, o atendimento personalizado com Gerente de Contas e vendedor exclusivo, além do ganho de escala concentrando todas as unidades na negociação e o abastecimento nacional ponto a ponto.
AT&M lança aplicativo para gestão de operação de coleta para transportadoras e embarcadores
A AT&M acaba de lançar o aplicativo Smart Milk Run. Quando a transportadora envia o motorista para realizar a coleta das mercadorias em um determinado cliente, existe a nota fiscal da empresa proprietária dos produtos. Após o motorista pegar essa nota, ele vai escanear o código de barras no aplicativo por meio de seu smartphone para realizar a averbação da carga. “Por exemplo, a empresa responsável pelo transporte realiza 10 coletas em locais diferentes, conforme necessidade da indústria ou empresa, depois coloca tudo no caminhão, todos os produtos com localidades distintas. Isso pode demorar vários dias dependendo da demanda, até preencher um caminhão inteiro e depois volta para a sede da transportadora. Até esse momento, para esse período da coleta, não há um registro ou documento fiscal dessa demanda para a seguradora, pois não existe o CT-e (Conhecimento Eletrônico) dessa carga nesse percurso. Esse é o buraco negro do seguro de transporte, pois, a seguradora cobre os custos em caso de roubo, mas não sabe exatamente o valor da mercadoria”, relata Vagner Toledo, CEO da AT&M. Ele explica que o lançamento do aplicativo Smart Milk Run veio para solucionar esse problema, entre transportadoras, embarcadores e seguradoras para atender uma grande necessidade do mercado solicitada pelos seus clientes. E explica como funciona: Quando a transportadora envia o motorista para realizar a coleta das mercadorias em um determinado cliente, existe a nota fiscal da empresa proprietária dos produtos. Quando o motorista pegar essa nota, ele vai escanear o código de barras no aplicativo Smart Milk Run através de seu smartphone para realizar a averbação da carga. “Com isso, as seguradoras conseguem ter conhecimento de todas as coletas que são feitas em tempo real. Toda vez que um motorista chegar para retirar uma carga, transportadoras e seguradoras terão conhecimento sobre a atividade”, garante ele. Além disso, a solução facilitará em relação à obrigatoriedade dos transportadores de averbar todos os embarques antes do início do risco também nas apólices de RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga), conforme circular Susep Nº 586, de 19 de março de 2019.
BX LOG entra para o mercado de mudanças corporativas
O Operador Logístico BX LOG anuncia a compra de uma empresa do setor de mudanças, criando uma nova marca dentro do GRUPO BX, a BX LOG Mudanças. O GRUPO BX prevê um faturamento de cinco milhões de Reais nos primeiros doze meses de atuação com a nova unidade de negócios que, além de diversificar as operações, irá proporcionar ao mercado e aos clientes atuais serviços especializados de mudança corporativa e residencial. A nova empresa vai atender a clientes em todo o Brasil e, além do transporte nos modais aéreo e rodoviário, contará com serviço de embalagens especiais, área de armazenagem (storage), remoções e remanejamentos de materiais, máquinas e equipamentos de alto valor agregado, pesados e sensíveis.
TRANSLIFT anuncia fabricação de AGVs multitarefas
A TRANSLIFT Sistemas de Movimentação e Armazenagem anuncia a fabricação, em território nacional, de AGVs (Automated Guided Vehicles, ou veículos automaticamente guiados). “O sistema desenvolvido pela empresa tem como objetivo prover alta tecnologia através de uma solução simples e de valor economicamente acessível, graças à sua produção e pós-vendas no Brasil. Isso possibilitará, além da redução dos custos, customizações para aplicações específicas, permitindo flexibilizar ou desdobrar atividades no e-commerce, em indústrias farmacêuticas, de alimentos e bebidas, cosméticos & perfumaria, eletroeletrônicos, implementos agrícolas, vestuário, aeroespacial, autopeças e instalações logísticas”, diz o engenheiro Jair Alves, presidente da TRANSLIFT. Ele também argumenta que o sistema inteligente desses robôs móveis autônomos vai promover a comunicação com equipamentos diversos e, no caso de instalações logísticas, com transportadores automáticos, sistemas de picking, empilhadeiras, coletores de dados, antenas e tags RFID, além de ERP e WMS, facilitando a gestão das operações. Os AGVs podem ser utilizados em aplicações em ambientes secos, refrigerados e frigorificados. Com projeto customizável, se transformam em robôs colaborativos e recebem acessórios como braços robotizados, mesas de rolos ou bandejas e, com isso, podem fazer, por exemplo, a preparação de pedidos de medicamentos. “O projeto flexível permite ampliar ou reduzir a quantidade de veículos operando no sistema e realizar a fácil configuração de rotas, facilitando o transporte de materiais a uma quantidade de localizações diversas sem impacto na produtividade e a um custo reduzido. A interface amigável homem-máquina faz gestão completa, com emissão de relatórios de produtividade, ocorrências e manutenção preventiva, preditiva e corretiva, com informações em tempo real”, diz Alves. Outra novidade anunciada pelo executivo é o modelo de negócios que a empresa está oferecendo ao mercado, além das vendas dos AGVs: a locação. Incomum no país, este modelo comercial foi pensado para oferecer aos clientes um leque de serviços ligados à engenharia e manutenção dos veículos, das rotas, bem como da conectividade com outros sistemas, com equipe especializada para realizar ajustes e upgrades de tecnologia dos equipamentos.
Penske Logistics gerencia o novo CD do Makro, no Paraná
A Penske Logistics, responsável pelo gerenciamento do Centro de Distribuição do Makro desde 2016, iniciou a gestão do novo Centro de Distribuição da rede atacadista em Pinhais, no Paraná, que atende as unidades da região Sul como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A unidade conta com um espaço de 5.400 m², que tem capacidade para processar mais de 3,6 milhões de caixas por ano. O contrato contempla a gestão de dois fluxos de logística, cross docking e staple stock: no primeiro sistema de distribuição, a mercadoria não é estocada, mas separada e preparada para carregamento no mesmo dia e distribuição no dia seguinte, ou seja, já segue para os Atacados (Lojas – Makro). Já no staple stock, a mercadoria permanece em estoque por um breve período. “Estamos avançando com esse novo modelo de gestão para o Makro. Implementamos o primeiro em Pernambuco há três anos e, com bons resultados, conseguimos replicar em outros CDs da empresa”, explica Endrigo Taurisano, gerente de operações sênior da Penske Logistics para o Makro. Para viabilizar a operação, a Penske Logistics utilizará o sistema híbrido de distribuição para gerenciamento dos armazéns, desenvolvido especificamente para atender às particularidades desta operação e integrado ao sistema de gestão empresarial do Makro, que permite reduzir processos e eliminar retrabalhos, resultando em ganho de produtividade e eficiência.
Interroll lança nova geração de transportadores modulares inteligentes
A Interroll lançou uma nova geração da plataforma de transportadores modulares, usada para movimentação de itens e caixas. “Trata-se de um sistema especialmente concebido para instalações intralogísticas: permite a separação de pedidos e o romaneio (distribuição) com maior precisão para os locais em que serão expedidos os produtos para veículos e promove a organização do trabalho dos operadores, proporcionando maior ergonomia e segurança”, enumera Marcos Gaio, diretor da Interroll no Brasil. O sistema é composto por esteiras transportadoras desenvolvidas a partir de uma abordagem holística que considera cada nível de processo, desde a formação dos pedidos até o planejamento do sistema de transporte e sua instalação e integração a outros sistemas. Em grande parte pré-montados, os módulos aceleram a instalação no local. Entre alguns dos detalhes que reduzem o esforço de instalação estão as guias laterais ajustáveis, suportes infinitamente ajustáveis e conduítes elétricos integrados. De acordo com Gaio, esta geração de trasportadores tem atraído a atenção de segmentos como e-commerce e de vendas diretas, graças à automatização que promove na movimentação de cargas a longas distâncias, sua versatilidade e ao seu alinhamento com o conceito de logística 4.0, de conectividade com outros sistemas. “Essa característica permite elevado nível de rastreabilidade, em tempo real, dos produtos ao longo de sua movimentação, pois dispositivos inteligentes informam outros sistemas presentes na instalação logística sobre a operação que nela se desenrola, proporcionando rapidez no tempo de resposta em caso de problemas.”