Como signatária do programa Na Mão Certa, a operadora logística Luft Logistics recebeu, em São Paulo, o reconhecimento 2022 pela entidade responsável, a Childhood Brasil. A iniciativa promove, com a ajuda dos caminhoneiros e caminhoneiras, a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual nas estradas do país. O reconhecimento aconteceu no Teatro Sesi, no início do mês, celebrando o 16o ano do programa e reunindo 450 convidados. Com a presença da Rainha Sílvia, da Suécia, o encontro foi estruturado em painéis para a apresentação de diferentes projetos.
Edna Paula Leite, caminhoneira na Luft Healthcare, participou do painel Educação Continuada Digital – Juntos Na Mão Certa. No debate, foram abordadas novas formas de aprendizado para caminhoneiros e caminhoneiras e o uso da tecnologia para avançar na proteção de direitos de crianças e adolescentes. O mediador foi Elder Cerqueira-Santos, professor da Universidade Federal de Sergipe e coordenador da pesquisa “O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro”. Além de Edna, participaram também do painel caminhoneiros de diferentes operadoras logísticas.
O encontro anual, que teve mediação de Eva Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, também discutiu o movimento da proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual nas viagens corporativas; a escuta protegida de crianças e adolescentes e o Out of the Shadows Index, relatório que apresentou os resultados do índice que examina como diversos stakeholders estão respondendo à ameaça de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em 60 países.
“Desde 2008, apoiamos esta iniciativa que protege a infância e a adolescência por meio da conscientização dos motoristas, que se tornam agentes de proteção efetivos e levam esta causa a todas as partes do Brasil. É uma frente de extrema importância”, ressalta Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare.
A principal estratégia do Programa Na Mão Certa é sensibilizar os profissionais do transporte para atuar como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento da exploração sexual.