A Oracle (Fone: 0800 891.4433) vem desenvolvendo softwares há mais de 30 anos no mercado de Tecnologia da Informação. E, há alguns anos, percebeu que os sistemas para gestão logística, abrangendo redução de custos e aperfeiçoamento de transportes, tornaram-se valiosos para o crescimento de receita e expansão da marca. Focada neste ambiente, lançou recentemente algumas soluções para Supply Chain, como explica o gerente sênior de Consultoria de Vendas da Oracle do Brasil, Odair Koyama.
ORACLE FUSION APPLICATIONS
Para o setor logístico, a mais recente aposta é o Oracle Fusion Applications, programa que serve como gestor de negócios e foi desenvolvido em parceria com os próprios clientes. Ele é formado por sistemas modulares, que são integrados às aplicações já existentes na empresa contratante.
“Sob a mais recente e avançada tecnologia, a aplicação foi criada sob arquitetura aberta e orientada a serviços, além de incorporar as práticas de negócios adotadas por mais de 1.000 clientes, que colaboraram na sua concepção. O Oracle Fusion Applications permite às empresas melhorar seu desempenho, reduzir os custos de TI e, consequentemente, obter melhores resultados de negócios”, explica Koyama.
O novo programa pode ser adquirido em modalidades diferentes. A maneira mais tradicional ainda é a comercialização de licenças, mas o produto também é vendido através da “nuvem”, método conhecido como SaaS (Software as a Service). Nele, o cliente opta pela aquisição de parte da aplicação ou paga pela quantidade de uso.
PREOCUPAÇÕES DO SETOR
A Oracle entende que a malha logística é o aspecto mais importante a ser considerado antes da aquisição de qualquer solução. Koyama destaca que o conhecimento dos modais disponíveis – assim como das fábricas e dos Centros de Distribuição, por exemplo – é fundamental para identificação de posicionamento, necessidade e capacidade dos clientes.
“Sem o entendimento perfeito da malha logística, as companhias tendem a não planejar de maneira adequada, pois não dominarão seu processo de vendas e operações. Consequentemente, ocorrerá um aumento nas ocorrências de problemas com alguns produtos, como excesso de estoque, e esta perda de competitividade acarretará, finalmente, em queda no valor de mercado da companhia”, adverte Koyama.
Ele também destaca outros dois pontos relevantes ao setor: planejamento e sustentabilidade. A execução das operações tornou-se um processo mais rigoroso e as empresas buscam equilíbrio e padrões ecológicos entre reduzir custos e atender às demandas dos clientes com qualidade e agilidade.
“É importante ressaltar que, além das exigências da competitividade e do cliente, o meio ambiente vem cobrando a sua parte de forma significativa. Por isso, as empresas brasileiras têm incorporado nos seus processos de atendimento da demanda a conformidade em relação aos relatórios e aos indicadores de sustentabilidade”, avalia o gerente sênior da Oracle.
DIVERSIDADE
Ele também lembra que, no segmento de software de gestão de negócios, o portfólio de soluções da Oracle é completo e abrange ERP (Gestão Empresarial), HCM (Gestão de Recursos Humanos), CRM (Gestão de Relacionamento com os Clientes), PLM (Gestão do Ciclo de Vida do Produto), EPM (Gestão de Desempenho Empresarial) e, também, a solução de SCM (Gestão da Cadeia de Suprimentos). Atualmente, há sete aplicativos de SCM desenvolvidos pela empresa para o mercado logístico.
Segundo Koyama, as soluções da Oracle dão condições aos clientes de prever necessidades e riscos nos processos, bem como se adaptar às condições variáveis do mercado e alinhar operações por redes globais. As soluções disponíveis pela Oracle são: Planejamento da Demanda (DM), Planejamento de Vendas & Operações (S&OP), Planejamento Otimizado da Produção e da Distribuição (APS – MRP/DRP Finito), Planejamento dos Estoques (IO), Programação e Sequenciamento da Produção (PS), Gestão Avançada dos Armazéns (WMS) e Gestão de Transportes (TMS).
LANÇAMENTOS
A Oracle também faz constantes atualizações em seus programas. Somente em 2011, foram mais de mil atualizações. Neste período, a companhia lançou 14 novos módulos, além de 500 novas funcionalidades às já comercializadas soluções de Supply Chain. Dentre todo este esforço, a funcionalidade Fusion Distributed Order Orchestration se destaca.
“O objetivo principal é gerenciar e orquestrar o atendimento de pedidos de vendas. Eles chegam à empresa por intermédio de múltiplos canais de vendas e são registrados em diferentes sistemas para serem acessados de forma centralizada ou descentralizada do estoque, de acordo com a preferência dos clientes. Com isso, as empresas podem passar a ter maior visibilidade de todos os processos, o que melhora o nível de serviço e, ainda, reduz custos com investimento nos estoques”, finaliza o gerente sênior da Oracle.
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