Os paletes e a logística 4.0

Embora a matéria de capa desta edição dê destaque aos paletes e às caixas de madeira no contexto da logística 4.0, na verdade, com relação ao palete, ela pode ser aplicada a todos os tipos, independentemente do material de fabricação, já que, em sua ampla abordagem, foca a importância deste enquanto embalagem unitizadora de cargas.

Apenas para citar um exemplo, o presidente da ANAPEM, que é quem faz a análise, diz que definição de medidas, formatos, peso e materiais em consenso com a indústria e a cadeia logística se consolida como a base da otimização, aportando ganhos de eficiência desde o início do processo.

Ainda com foco na logística, temos o artigo que dá destaque a como obter vantagem competitiva a partir de uma malha logística bem projetada.

E, finalizando, duas matérias que dão continuidade ao assunto iniciado em nossa edição impressa de número 200, também relativa ao mês de junho: a logística nos segmentos de Alimentos & Bebidas. Enquanto na impressa o foco ficou com a logística dos embarcadores, aqui temos dois enfoques específicos: uma tecnologia que permite monitorar a gestão do estoque e reduzir as perdas nos supermercados e um sistema sustentável de armazenagem e transporte de alimentos refrigerados.

Aproveite. Boa leitura.

 

Os editores