Já foram selecionados os equipamentos e as soluções finalistas da edição 2017 do IFOY – International Forklift Truck of the Year Award! Considerado o “Oscar da Intralogística”, o prêmio celebra os melhores equipamentos de movimentação do mundo e as melhores soluções de intralogística, avaliados de forma independente, testados e eleitos pelos principais jornalistas internacionais.
Onze veículos e soluções das marcas Crown, Jungheinrich, kickTrike, SSI Schäfer, Still, Torwegge e UniCarriers passaram para a rodada final. “Estes são os pioneiros em inovação na nova era da intralogística”, declara Anita Würmser, presidente do júri.
A IFOY Test Days aconteceu entre os dias 2 e 9 de março, na Messe München, em Munique, Alemanha. Todos os veículos indicados foram submetidos a ensaios rigorosos para medir o desempenho de cada um, a fim de poder compará-los aos concorrentes.
O IFOY Innovation Check, organizado pelo Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística (IML), de Dortmund, e pelo presidente de Máquinas e Técnicas Logísticas da Universidade Helmut Schmidt, de Hamburgo, concentra sua avaliação no grau de inovação em relação ao mercado. Além disso, os membros do júri dirigem todos os veículos, testando eles mesmos o desempenho dos selecionados.
Entre outros itens, o Prêmio IFOY avalia tecnologia, design, ergonomia, manuseio, segurança, custo-benefício e sustentabilidade.
Categorias
Na categoria “Empilhadeira para Armazém”, foram escolhidos três veículos. Um deles é o iGo neo CX 20, o primeiro selecionador de pedidos horizontais autônomo do mundo, fabricado pela Still. Com apenas 80 cm de largura e capacidade de carga de 2.000 kg, é equipado com sistema de reconhecimento de ambiente por laser, que interpreta as intenções e os movimentos do operador.
Outra finalista é a EMD 115i, da Jungheinrich, a menor empilhadeira de sua classe. Sua bateria de lítio-íon pesa apenas 17 quilos e pode receber carga de 50% em qualquer tomada de 230 V em cerca de 30 minutos. Alcança 1.520 mm de altura e transporta cargas de até 1.500 kg, sendo ideal para lojas e armazéns estreitos. O veículo está no mercado desde agosto de 2016 e apresenta vários detalhes inovadores, como tampas de mastro transparentes.
A terceira indicada é a EPH 125 DTFV, da fabricante sueca UniCarriers, desenvolvida para realizar tarefas de picking em corredores e alturas elevadas. Com seu poderoso motor CA de 48 V e centro de carga de 600 mm, o veículo tem capacidade de elevação de 1.250 kg e chega até 12,1 metros. Um detalhe inovador é que o mastro pode ser dobrado para trás ao passar por portas baixas, o que economiza tempo e dinheiro, além de oferecer segurança.
Na categoria “Veículos Especiais”, a primeira candidata é a WAV 60, da Crown, máquina multifuncional usada em ambientes que necessitam de uso de escadas, estreitos e altamente movimentados no setor de varejo ou de produção, por exemplo. É como uma “escada elétrica”, que alcança velocidade de até 8 km/h, podendo se movimentar e levantar simultaneamente, chegando até 5 metros.
Outro concorrente é o transportador elétrico da empresa kickTrike, que leva o mesmo nome da fabricante. Considerada a primeira eBike intralogística, transporta até 170 kg, com exceção de paletes, atinge velocidades de 25 km/h, é dobrável e permite a troca de bateria em 20 segundos.
O terceiro equipamento selecionado é um tugger train (que se move de maneira independente através de pontos magnéticos fixados no chão ou fitas magnéticas que definem suas rotas) com carga e descarga automática para grandes dimensões, de até 1.200 x 2.400 mm. Trata-se de um projeto especial desenvolvido pela Still para uma fabricante de caixas de câmbio no Reino Unido. O LiftRunner C-frame possui dois pares de garfos telescópicos acionados eletronicamente, cada um com capacidade de carga de até 1.000 kg. Vale lembrar que o tugger train automatizado substitui duas empilhadeiras de carga frontal.
Na categoria “Veículos Guiados Automaticamente” foram selecionados dois equipamentos. Em parceira com a Identytec, a SSI Schäfer ganhou uma indicação com o conceito Automated Driverless Delivery (ADD) para controle de reposição usando Veículos Guiados Automaticamente (AGVs). O sistema ADD compreende um 2Stack AGV que, em combinação com a tecnologia auto ID e um software eKanban, cria um loop de controle totalmente autônomo para carregadores de cargas grandes e pequenas.
Quem conquistou a outra vaga foi a Torwegge, por seu modular TORsten, um AGV “drive-under”. Com apenas 210 mm de altura, o equipamento utiliza diferentes plataformas para transportar todos os suportes de carga industriais e componentes individuais com peso até 7 toneladas. O TORsten navega de forma autônoma através de sua zona de operação e planeja suas próprias rotas usando um layout 2D do espaço ao redor. Conta com sistema de transmissão omnidirecional da SEW Eurodrive, que permite não apenas movimentar-se em espaços mais estreitos, mas também rotacionar em torno de seu próprio eixo.
Por fim, na categoria “Especial do Ano”, que reconhece um componente específico ou detalhes técnicos, foram selecionadas três soluções. A Jungheinrich conquistou o seu lugar com um sistema inteligente para localizar facilmente empilhadeiras dentro do armazém. O localizador pode gerar relatórios com base na posição atual e anterior, analisando todos os movimentos do operador. Cada empilhadeira está equipada com um smartphone que funciona em conjunto com múltiplos beacons (aparelhos de proximidade) instalados em todo o armazém para calcular a posição do veículo e enviar os dados correspondentes diretamente para o servidor. A posição e todos os dados referentes podem ser visualizados instantaneamente e a qualquer momento pela internet.
A Still conquistou a indicação com sua bateria de chumbo-ácido PowerPlusLife com autorresfriamento. A redução da temperatura de operação em até 20 graus aumenta significativamente o desempenho e amplia a vida útil da bateria em até dois anos, mesmo nos ambientes operacionais mais difíceis.
O terceiro indicado é o DPS, sensor de presença da UniCarriers que combina segurança e design ergonômico. Sua tecnologia permite detectar se o operador está na empilhadeira através do peso, por um painel no assoalho, sem a necessidade do acionamento de pedal ou alavanca. Assim, o motorista pode sentar-se em uma posição confortável enquanto trabalha, sem precisar pensar na localização do sensor.
Resultados
O vencedor de cada categoria será escolhido por um júri formado por 25 jornalistas de renome internacional de 16 países, incluindo a Logweb, a primeira publicação das Américas a se firmar como jurada da premiação e a única brasileira.
O resultado do Prêmio IFOY será revelado em 9 de maio, na noite de abertura da feira Transport Logistic, que acontece no BMW Welt, em Munique, na Alemanha.
Finalistas
EMPILHADEIRA P/ ARMAZÉM
• iGo neo CX 20 (1), Still (elétrica)
• EMD 115i (2), Jungheinrich (elétrica)
• EPH 125 DTFV (3), UniCarriers (elétrica)
VEÍCULOS ESPECIAIS
• WAV 60 “Wave” (4) – veículo multifuncional, Crown (elétrica)
• kickTrike, kickTrike (5) – eBike intralogística (elétrica)
• Tugger train (6)com carga e descarga automáticas, Still (elétrico)
AGVs
• 2STACK® + ID.ADD (7) – reabastecimento automático, SSI Schäfer
• TORsten, Torwegge (8) – “drive-under”
ESPECIAL DO ANO
• Localizador de empilhadeiras (9) indoor, Jungheinrich
• Bateria PowerPlusLife (10), Still
• Sensor de presença ergonômico (11), UniCarriers Europa