Composto por 21 empresas de diversos segmentos da indústria química, o Grupo OCQ é um dos maiores players do setor químico em toda a América Latina. Com 38 anos de fundação e 30 unidades operacionais, distribuídas por 7 países e 8 estados brasileiros, o grupo atende diferentes perfis de clientes e mercados, oferecendo insumos e produtos acabados.
Com o objetivo de otimizar seus processos logísticos, a companhia decidiu investir em uma solução que atendesse suas necessidades de distribuição.
“Nossa ideia é modernizar as áreas e introduzir toda a transformação digital dentro do Grupo. A logística era uma área bastante carente dentro da empresa e que basicamente rodava em Excel, com alto gasto de tempo investido e pouco controle sobre o processo. Então, logo após a implantação do ERP e da modernização da infraestrutura, foi uma área que justamente queríamos atacar”, explica Claudia Ferraz, CIO do Grupo OCQ.
Por que o Grupo OCQ escolheu a Ninecon
A CIO conta que o passo seguinte foi visitar a Oracle para conhecer as ferramentas disponíveis. Foi quando optaram pelo Oracle OTM Cloud. Para fazer essa implantação a Oracle indicou três empresas, com as quais foram realizadas para apresentação das cotações, discutir o escopo do projeto e, após várias reuniões, a Ninecon foi escolhida para a execução. “Conversamos com outras empresas que já haviam feito esse tipo de implantação, mas optamos pela Ninecon porque nos passou bastante confiança desde o primeiro contato”, comenta Claudia.
O projeto
O projeto todo levou nove meses para ser concluído e envolveu a implementação da nova solução nas plantas do Grupo OCQ nos municípios paulistas de Guarulhos, Jaguariúna e Monte Mor. Além disso, possibilitou a criação de processos automatizados sob demanda, menos manuais e menos vulneráveis a erros humanos, usando a Inteligência Artificial que o TMS dispõe.
“Começamos em julho de 2021, e já em abril deste ano conseguimos dar o “go live” em fases, englobando quatro empresas do Grupo. Tivemos mais cerca de três meses de operação assistida de um projeto de média complexidade, mas com uma boa execução”, comenta Elaine Ronchel, gerente de programas da Ninecon.
Os desafios
Um dos principais fatores críticos para a conclusão do projeto foi o envolvimento dos usuários.
“Contamos com o envolvimento e dedicação da nossa equipe de TI e de logística, da equipe da Ninecon – que se mostrou sempre bastante solícita -, fizemos uma interface uma outra empresa usando o JDE. Foi um trabalho a oito pares de mãos trabalhando juntas para colocar o sistema no ar”, conta a CIO. Ela ressalta que um dos principais fatores foi a área de logística ter uma abertura para mudar o processo.
Para Jorge Domingues, gerente de logística do Grupo OCQ, o grande diferencial foi o conhecimento sobre o sistema dos profissionais da Ninecon. “Isso facilitou muito. Nós conseguimos ter uma visão ampla do sistema mesmo antes do seu funcionamento, o que facilitou muito a integração”, comenta.
A solução
A adoção de uma ferramenta como o Oracle Transportation Management System (TMS) Cloud visa trazer os benefícios de uma solução robusta e totalmente adaptada à cloud para a operação da OCQ, especificamente na área de Gestão de Transportes. Trata-se de um produto pensado para criar planos de transporte mais eficazes e para otimizar os processos, tanto de sua rede logística quanto de sua gestão de pedidos de entrada e saída junto aos parceiros logísticos. Uma ferramenta ideal para suportar a demanda por excelência que um grupo do porte da OCQ, com dezenas de unidades operacionais, exige.
Com isso, o projeto de implantação foi pensado para trazer à OCQ a melhoria dos seus processos no que tange à contratação de fretes a partir da análise de roteirização com consolidação de carga, da eliminação de prejuízos com cobranças adicionais causadas por problemas como reentrega e estadia e otimização de carga por meio de um melhor alinhamento acerca do perfil e ocupação da carga ao transportador. Os mecanismos de planejamento e roteirização oferecidos pelo TMS incorporaram novas topologias de distribuição, encontrando a melhor modalidade baseando-se em custo entre LTL, FLT, Milk Run eDroop and Hook com múltiplas paradas.
Vale ressaltar também que através do Planning-OTM, todas as requisições de saída passaram a ser planejadas automaticamente, formando assim cargas otimizadas em relação a prazo e custo.
Resultados
O gerente de logística do Grupo OCQ explica que notaram ganhos imediatos a partir do sistema iniciar sua operação. “Sentimos uma redução drástica do tempo de programação, que era um dos fatores que mais pesava para nós, pois utilizamos Excel e migramos para dentro de um sistema. A inteligência das rotas, antes feitas manualmente e agora pelo sistema, promoveu ganhos de redução de custos, acesso e compartilhamento online de informações operacionais estratégicas, para que outros setores da companhia tenham acesso a essa informação”, explica Jorge. Segundo ele, os ganhos são crescentes e progressivos à medida que o sistema é utilizado.
Cláudia Ferraz destaca que a implantação da ferramenta resultou em uma redução de 75% do tempo necessário para fazer o trabalho de roteirização diária. Segundo ela, agora que estão conseguindo coletar mais informações sobre logística, conseguirão trabalhar melhor a área dentro da empresa a partir da nova geração de dados de controle.
Nessa primeira fase, não foram contratados todos os módulos da solução, mas apenas as que contemplavam os caminhões próprios do Grupo OCQ, sem a inclusão dos terceirizados. Futuramente, será avaliada a possibilidade de contratação de outros módulos do sistema ou a expansão da ferramenta para outras empresas do Grupo.