No Brasil, o segmento logístico desempenha um papel fundamental, desde armazenar a gerenciar pedidos, até a distribuição dos produtos e insumos em diferentes regiões. Segundo dados da JK Capital, entre 2015 e 2021, o segmento registrou aumento significativo, representando uma parcela cada vez maior do Produto Interno Bruto (PIB), passando de 11% para 13%. Esse aumento é impulsionado por mudanças e melhorias nos processos de armazenagem, que têm impacto direto na eficiência das empresas que atuam com logística e na qualidade dos produtos entregues aos consumidores.
Na busca pela otimização dos processos logísticos, soluções inovadoras desempenham um papel crucial, contribuindo indiretamente para a redução de custos e aumento na agilidade operacional. Além disso, é fundamental garantir o cumprimento das normas pelos órgãos reguladores, como Ministério do Trabalho e da Saúde, visando a segurança dos trabalhadores e dos produtos. “Atuamos com soluções essenciais para garantir o funcionamento dos bastidores da operação logística. Somos reconhecidos pelas empresas como um dos facilitadores no dia a dia de galpões e centros logísticos de distribuição, oferecendo soluções que vão desde a prevenção de contaminação por agentes contaminantes até isolamento térmico de ambientes, passando pelo controle de abertura e fechamento das portas, o que gera mais fluidez na movimentação dos colaboradores e contribui para a redução de custos operacionais.”, afirma Giordana Tavares, CEO da Rayflex.
A seguir, a especialista destaca aplicações que contribuem para a otimização e segurança das operações logísticas:
Segurança e Agilidade na Carga e Descarga de Produtos
Para facilitar o transporte de produtos do armazém para o veículo, é recomendável o uso de niveladoras, sejam elas manuais ou eletro-hidráulicas. “Essas soluções compensam as variações de altura entre os ambientes, proporcionando estabilidade ao operador durante a transferência de carga. Isso resulta em uma operação mais ágil e segura, reduzindo o tempo necessário para a carga e descarga”, compartilha Giordania.
Proteção contra pragas
“No armazenamento de produtos, podemos pensar em estocagem de grãos, a escolha de portas rápidas projetadas para ambientes externos é fundamental, capazes de resistir a ventos fortes que impeçam a entrada de pragas e poeiras”, avalia a especialista, que considera medidas de preservação dos insumos indispensáveis para garantir uma distribuição sem perdas.
Controle de temperatura
Em indústrias frigoríficas, alimentícias e farmacêuticas, o controle preciso da temperatura é crucial para garantir qualidade e a segurança dos produtos. “Para esses espaços, portas flexíveis com isolamento térmico na lona e vedação completa em todo o perímetro, evitando a troca prolongada de ar entre ambientes refrigerados e não refrigerados, auxiliam na manutenção ideal de armazenamento, além de economizar energia”, explica.
O investimento em soluções para otimizar o processo logístico não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para a segurança dos trabalhadores e a qualidade dos produtos que chegam aos consumidores por meio da cadeia logística. “É por meio dessas iniciativas que podemos impulsionar o crescimento sustentável do setor e garantir sua relevância no cenário econômico nacional”, finaliza Giordana.