Pagamento eletrônico de pedágio e de estacionamento é tendência mundial, já que é preciso maior fluidez

O pagamento eletrônico de pedágio e de estacionamento é uma tendência mundial, já que, cada vez menos, o dinheiro é utilizado e o dia a dia das pessoas pede que qualquer pagamento seja mais fluído.”

A afirmativa é de Petrus Moreira, superintendente de Produtos e Finanças da Veloe (Fone: 0800 208.3510), uma unidade de negócios da Alelo, do Banco do Brasil e Bradesco especializada em pagamento eletrônico para mobilidade urbana. E que traz inovações em meios de pagamento para uso em pedágios e estacionamentos com experiência digital e totalmente integrada a um aplicativo, estando presente em todo o país.

Ainda de acordo com Moreira, o meio de pagamento tem sido cada vez mais digital e automático e com isso, além do ganho de tempo, o cliente tem mais controle, gestão e transparência nas informações.

Se você pensar em uma empresa, por exemplo, que tem frotas de veículos circulando por todo o país, a economia é enorme, diz o superintendente de Produtos e Finanças da Veloe. Por exemplo:

  1. Consumo óleo diesel – Caminhão leve de 3 eixos:
  • Cabine manual de pedágio sem filas – R$ 0,52
  • Cabine automática de pedágio sem filas – R$ 0,25
  1. Consumo óleo diesel – Caminhão leve de 7 eixos:
  • Cabine manual de pedágio – fila de 10 veículos – R$1,52
  • Cabine automática de pedágio – fila de 10 veículos – R$0,74

“Com base nisso há um desperdício de 1,54 milhão de litros de óleo diesel, o que equivale a 4,1 mil toneladas de dióxido de carbono, de acordo com estudo realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos”, completa Moreira.

Indagado sobre o que estes serviços implicam em termos de tecnologia e de profissionais, o superintendente de Produtos e Finanças da Veloe afirma que têm um time que acompanha tendências do mercado e que escuta os consumidores o tempo todo. Com isso, conseguem ampliar os seus serviços e levar inovações. “Exemplo disso – continua Moreira – foi o que lançamos no portal para PJ – Pessoa Jurídica. Agora temos novas opções de busca para visualização por placas de veículos ou número da tag.”

Todos os clientes são atendidos por consultores especializados. No caso do cliente Pessoa Jurídica, é acompanhado em todas as etapas da compra. Assim que ele ingressa na Veloe, seja pelo site, televendas ou Banco do Brasil e Bradesco, recebe um email ou telefonema de boas-vindas, treinamento online para usar os serviços e auxílio para cadastrar login e senha. “Os planos também foram pensados para atender todos os tipos de perfis com muita transparência e permitindo ao cliente o controle das informações.”

Resumindo, Moreira ressalta que a jornada da empresa é 100% digital – desde a aquisição do plano até a gestão e pagamentos.

A tag é associada a um aplicativo que permite aos clientes trafegarem nas cidades e rodovias de forma fluída. As informações são transparentes, fáceis de encontrar e acessíveis pelo aplicativo ou site. “E, embora a jornada do nosso cliente seja digital, somos uma marca próxima e acreditamos que um bom atendimento muda o negócio e este é um grande diferencial da Veloe. Estamos acompanhando a nova era digital, e com isso trazendo a inovação necessária que o setor necessita, porém não deixando de lado o que o bom atendimento requer, como competência, conveniência, proatividade e personalização”, diz o superintendente de Produtos e Finanças.

Para o cliente é tudo rápido e simples, continua. Ele consegue comprar, ativar a tag, acompanhar os gastos tudo num aplicativo de maneira muito simples. “E no caso do cliente PJ temos o portal onde ele encontra opções de busca para visualização por placas de veículos ou número da tag, informações gerenciais, como poder informar centro de custo, filial, regional, extratos e fatura por área utilizada, bloquear ou substituir tags e solicitar novos pedidos. Moreira também destaca que esta atuação 100% é um pioneirismo da empresa no Brasil.

Moreira também ressalta que, por ser 100% digital, desde a aquisição do plano até a gestão e pagamentos que podem ser feitos por meio de um aplicativo no celular, os clientes têm controle da sua conta na palma da mão, podendo fazer a gestão de um único veículo ou de vários na mesma conta.

 

Próximos passos

O superintendente de Produtos e Finanças da Veloe também conta que a empresa fez um alto investimento ao longo de 2017 e 2018, quando trabalhou num plano de expansão contínuo para implantar uma rede robusta para atender clientes de todas as regiões do país, e hoje estão nas rodovias pedagiadas de todo o Brasil. E agora está partindo para a expansão da base.

Também como próximo passo, Moreira lembra que a Veloe está sempre em busca de novas oportunidades e novos serviços para seus clientes. “Fechamos uma parceria com a Unidas, que já era parceria da Alelo desde setembro do ano passado para vendas de produtos e serviços, e sua frota com 140 mil veículos passa a ter Veloe. É a segunda maior locadora de automóveis do Brasil e líder nacional no mercado de terceirização de frotas, o que reforça a estratégia de extensão comercial da nossa empresa. Com a parceria, temos a estratégia de lançar vários serviços diferenciados no mercado. O setor de locação de veículos representa um dos mais relevantes e de mais forte crescimento em mobilidade urbana e turismo no país. Por isso, a Unidas é uma parceira estratégica em nosso plano de expansão. Estamos buscando parceiros que estejam alinhados à nossa estratégia e a Unidas, assim como a Veloe, trabalham com PF e PJ.”  Nesse contexto, a empresa está lançando sua primeira campanha publicitária – um marco para comemorar o primeiro ano de atuação. “Entramos de vez na disputa pelo mercado. Queremos mostrar a nossa força e selar uma nova fase. Já temos uma rede robusta, mas continuamos a trabalhar na ampliação da aceitação e, principalmente, na entrega de novos serviços para nossos clientes. Em junho último iniciamos a campanha de lançamento nacional da Veloe com tom futurista, inovador e bem-humorado, apresentando a nova experiência de pagamento para mobilidade, com oferta de 18 mensalidades grátis. A campanha estreou uma série de seis filmes em que um homem interage com sua assistente virtual. Além dos filmes, a mídia combina outros formatos de grande alcance e impacto que poderão ser vistos em digital, mobiliário urbano, rádio e mídias em shoppings”, completa Moreira.