Um dos principais desafios dos gestores de frotas comerciais e corporativas é combater as fraudes no abastecimento dos veículos. Seja a adulteração de combustíveis ou o uso do cartão para benefício particular, essas práticas, além de oferecerem riscos para a integridade das peças e do motor, causam prejuízo financeiro direto para as empresas. Para resolver essa situação, uma tecnologia adotada em diversas atividades está sendo aplicada, agora, para evitar condutas ilícitas nos postos: o pagamento via tag NFC.
A tecnologia existe desde 2002 e significa near field communication. Baseado na troca de informações entre dispositivos, sem a necessidade de cabos e fios, o pagamento por aproximação foi adaptado ao uso no abastecimento de veículos pela ValeCard, uma das maiores empresas desse segmento, que fornece soluções e inteligência para o gerenciamento de mais de 600 mil veículos de clientes de todas as regiões do Brasil.
“Após o abastecimento, o frentista faz a leitura da tag instalada no para-brisa do veículo, que contém o chip NFC. O sistema processa a transação, o motorista digita a senha na máquina e as informações vão diretamente para o sistema de gestão de frotas. Assim, gestores terão mais controle e segurança sobre as transações de abastecimento realizadas em milhares de postos em todo o país”, explica Brendon Rodrigues, Head de Inovação e Portfólio da ValeCard.
Controle de custos e eficiência
A Plataforma de Soluções de Gestão de Frotas 2024 da ValeCard traz outras novidades importantes para otimizar a operação de veículos de transportadoras e empresas de serviços.
Ainda na etapa de abastecimento dos veículos, o novo módulo de automatização de recolha de notas possibilita o registro de 100% de documentos fiscais dos postos credenciados. Dessa forma, as empresas poderão capturar integralmente os créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a que têm direito — a legislação prevê dedução de 12% a 30% sobre o valor do abastecimento.
Outra funcionalidade importante para os gestores de frotas é a localização dos postos credenciados ao longo das rotas logísticas. Por meio do aplicativo Posto Parceiro, da ValeCard, é possível escolher entre cerca de mil estabelecimentos em todas as regiões do país. Apenas na Rodovia Dutra, que separa as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, há 21 postos credenciados, com condições e preços especiais.
Mas como os custos operacionais de frotas veiculares não estão restritos aos combustíveis, é necessário ficar atento a todas as etapas da atividade, em busca de oportunidades de otimização. Nesse sentido, a ValeCard também está lançando um novo módulo de business intelligence na sua plataforma de gestão de frotas. Uma equipe de consultores especializados acompanha os indicadores, em tempo real, e ajuda os gestores a determinarem objetivos e metas específicos para melhorar o desempenho da frota. Com essa abordagem abrangente e aprofundada, é possível, por exemplo, implantar ações de redução de emissões de CO2, planejar a manutenção preventiva e corretiva e acompanhar transações negadas e fora do padrão. “Com as despesas operacionais em alta, e a demanda cada vez maior por rapidez nas entregas de mercadorias e na realização de serviços in loco, a ordem do dia na gestão de frotas é controlar despesas e otimizar a operação. Isso foi o que buscamos no desenvolvimento do novo pacote de soluções para gestão de frotas da ValeCard”, diz Rodrigues.