Em janeiro, a Panalpina Brasil ganhou destaque internacional ao ser reconhecida pela matriz do Grupo Panalpina como modelo em operações de LMS (Logistics Manufacturing Services – que são os serviços logísticos aplicados à produção). A recompensa ocorreu através de sua unidade em Sorocaba (SP), que recebeu a mais alta certificação oferecida pela companhia, a LogEx (Logistics Excellence) Ouro.
“O Grupo Panalpina possui mais de 300 armazéns globais e a filial sorocabana foi a segunda do mundo a receber essa certificação. Além dela, apenas um armazém do México conquistou este prêmio”, festeja a gerente de logística operacional da Panalpina em Sorocaba, Sueme Medrado.
A gerente de processos logísticos da empresa, Patrícia Zerbini, explica que o LogEx é um programa interno do Grupo Panalpina de melhoria contínua e inovação, que conta com a participação e o reconhecimento de todos os colaboradores por suas ideias e iniciativas. “O programa também envolve clientes e fornecedores, considerando suas necessidades e capacidades, resultando em aumento da produtividade do início ao fim da cadeia logística”, ressalta.
Em Sorocaba, a unidade da Panalpina está dedicada às operações do tipo SKD (Semi Knocked Down), que envolvem armazenagem, montagem de “kits” e gabinetes, atualização de softwares e a distribuição para o cliente final, que são as empresas de telecomunicações. “Iniciamos os negócios com SKD em 2013 e desde então a evolução foi contínua. Todo esse processo é chamado de Lean Manufacturing System”, destaca Patrícia.
Qualificações — A gerente de processos logísticos pontua ainda que, alinhado à estratégia da Panalpina, o programa conta com o investimento na qualificação de todos os colaboradores através de treinamentos fundamentados em Lean e na implementação de práticas para o funcionamento de uma operação de sucesso. “Exemplos disso são a criação de procedimentos (instruções de trabalho), a implementação da metodologia 5S e a utilização de ferramentas de eliminação de desperdícios (Value Stream Mapping – VSM), agregando assim o valor que o cliente espera”, acrescenta Patrícia.
“Fomos a primeira unidade do Grupo Panalpina a implementar este inovador conceito operacional. Quanto às atividades de LMS, além do Brasil, Panamá e Dubai também possuem esse tipo de operação”, complementa a gerente da unidade de Sorocaba.
Sueme reforça também que em toda premiação, o mérito é sempre das pessoas que a fazem acontecer. “O que realmente importa é o quanto estão envolvidas e motivadas com o dia a dia de trabalho”.
Patrícia concorda. “ Todos falam a mesma língua, conhecem as operações, as ferramentas e a estratégia da empresa”.
Excelência Logística — Na trajetória em busca da excelência logística e de um reconhecimento específico em LMS, a unidade de Sorocaba pretende receber ainda neste ano a certificação Shingo. “O Shingo é uma certificação externa concedida às organizações que demonstram uma cultura em que os princípios de excelência operacional estão profundamente enraizados no pensamento e no comportamento de todos os profissionais da empresa, o que ajudará a ancorar as iniciativas atuais e preencherá possíveis lacunas nos processos de trabalho em direção aos resultados ideais e à excelência empresarial”, afirma Patrícia.
Todo este movimento representa e incorpora o slogan da Panalpina, Passion for Solutions (Paixão por Soluções). “Acreditamos sempre que promovendo a colaboração interna e a integração com o cliente serão alcançadas melhorias e altos padrões de qualidade, que criarão ao longo do tempo um negócio sustentável e rentável ano após ano”, conclui.