A Panalpina Brasil registrou ao longo de 2017 resultados positivos e manteve-se como uma das principais operadoras logísticas em atividade no país. Segundo o presidente da empresa, Marcelo Caio D’Arco, não foi um ano fácil, mas a companhia soube superar os desafios impostos pela economia, graças ao conhecimento nos segmentos em que atua (como aeronáutico, automotivo, farmacêutico, químico, tecnológico e varejista) e às estratégias operacionais traçadas de acordo com a demanda de seus clientes.
“Somos uma operadora logística multimodal. Nossa expertise em desenvolver soluções logísticas adaptadas às necessidades de cada setor, de forma integrada, sob medida e com alta eficiência operacional, são alguns dos diferenciais que nos destacam no cenário nacional”, afirma.
Resultados — Em termos de serviços, um dos destaques de 2017 foi a atuação da Panalpina Brasil no frete marítimo, setor em que registrou crescimento superior ao do mercado. Somente no primeiro semestre, a companhia obteve um aumento de 25% no total de cargas transportadas pelo modal.
O desempenho no frete aéreo também superou as expectativas, registrando variação positiva acima de 15%, em média, tanto nos volumes movimentados na exportação quanto na importação. Um exemplo de sucesso neste modal são as soluções que oferece para a Embraer, uma das maiores companhias de aviação do mundo. Após cinco anos de parceria, a operadora logística renovou, este ano, o contrato com a fabricante e garantiu a coordenação das importações de peças e partes dos aviões da montadora, provenientes da Europa, África e Ásia (incluindo o Oriente Médio), para o Brasil até 2019.
No que refere aos procedimentos logísticos, a empresa é considerada modelo em operações de LMS (Logistics Manufacturing Services – que são os serviços logísticos aplicados à produção) pelo Grupo Panalpina, com sede na Suíça. A Panalpina Brasil foi a primeira unidade da corporação a adotar este sistema, servindo de exemplo, inclusive, para filiais de outros países, como Dubai e Panamá. “Nossas operações de desembaraço aduaneiro também se sobressaíram, pois mantivemos os investimentos na ampliação do escopo de serviços, na adoção de novas tecnologias e na qualificação de nossos colaboradores”, acrescenta D’Arco.
Reconhecimento — Este desempenho positivo proporcionou ainda a conquista de dois dos mais importantes prêmios dedicados ao universo logístico do país: o Prêmio Viracopos Excelência Logística e o Prêmio Infraero de Eficiência Logística.
Em outubro, a Panalpina Brasil foi eleita, mais uma vez, a melhor agente de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no evento que reuniu as empresas com melhor atuação no terminal de cargas do aeroporto entre agosto de 2016 e julho de 2017, recebendo o Prêmio Viracopos Excelência Logística. A companhia foi premiada também na categoria Regimes Especiais – Embarque Imediato – TC1 e no segmento Tecnologia, ao ser escolhida a melhor prestadora de serviços logísticos para duas grandes marcas, Embraer e Flextronics, respectivamente.
Em novembro, foi a vez da Panalpina ser reconhecida no Prêmio Infraero de Eficiência Logística – Região Sul, ao ser eleita como a melhor agente de cargas da região, na modalidade “Linha Azul”, pelos serviços prestados à Stihl Ferramentas. A empresa foi premiada também na categoria RECOF, pela qualidade das soluções logísticas oferecidas para a montadora Volvo.
“Este foi um ano de muitas conquistas, em que superamos as nossas expectativas e nos destacamos em todos os mercados em que atuamos, permanecendo como uma das principais provedoras de soluções logísticas do país”, conclui o presidente da Panalpina Brasil, Marcelo Caio D’Arco.