Atenta aos impactos ambientais e sociais que a cadeia de suprimentos proporciona, a Operadora Logística Panalpina Brasil (Fone: 11 2165.5700) adota algumas das medidas que vêm dando bons resultados. O diretor de qualidade da empresa, Adriano Bronzatto, destaca: “trabalhamos com duas frentes de controle sustentável: a primeira é referente a tudo o que diz respeito aos impactos diretos, aqueles que a empresa gera ao executar suas atividades como provedora de serviços logísticos e que são resultados dos insumos utilizados diariamente, como uso de papel para impressões de documentos e a manutenção das próprias instalações, em que, naturalmente, se consome água, energia, gera-se resíduos que são descartados e etc.”, ressalta. Com essas ações, foi possível reduzir o consumo de papel na companhia em 23,1%, assim como diminuir o consumo de água e energia em 10,3%. Entram na conta também os impactos indiretos, que são aqueles causados por terceiros ou prestadores de serviços da companhia. “Por exemplo, quando um navio parceiro transporta uma carga de algum outro país para o Brasil, isto implica em consumo de combustível. Nesses casos, não atuamos diretamente, mas ainda assim monitoramos”, finaliza.
CEVA fortalece parceria de sustentabilidade ambiental no Brasil
A CEVA Logistics (Fone: 31 98806.5762) ampliou sua parceria com a ONG brasileira Fundação SOS Mata Atlântica. Através da medição das emissões de gás carbônico nas suas operações no Brasil, a CEVA compensará o impacto ambiental através de contribuições para o programa de restauração florestal da ONG, denominado Programa Florestas do Futuro. Ao calcular suas emissões de dióxido de carbono, a empresa pode transformar este valor no plantio de milhares de mudas nativas brasileiras no bioma da Mata Atlântica, que se estende ao longo da costa atlântica do Brasil. O bioma da Mata Atlântica é uma área de preservação permanente que é controlada e monitorada pela SOS Mata Atlântica. “Nosso compromisso com a sustentabilidade nos ajuda a aumentar a conscientização junto aos colaboradores sobre a importância de proteger a nossa fauna e flora. Além disso, ele nos ajuda a buscar inovações e criatividade em nossas operações – desde a armazenagem até o transporte, desde o design da solução até a política de contratação”, diz Alcides Francisco, supervisor de Segurança e Saúde no Trabalho da CEVA Brasil. Além do monitoramento das emissões ao longo dos últimos dois anos, a CEVA Brasil também introduziu medições do consumo de água, papel, madeira, papelão e resíduos sólidos nos sites exclusivos onde a empresa executa contratos de logística em todo o país. As leituras dessas medições são então avaliadas mensalmente para calcular o consumo exato de todos os recursos naturais.
Hub logístico da Natura recebe certificação ambiental LEED
O hub logístico da Natura (Fone: 0800 11.5566) em Itupeva, SP, recebeu a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental –, selo de construção verde reconhecido internacionalmente, utilizado em cerca de 140 países. O empreendimento se destacou por sua inovação e pelo uso eficiente de água e de energia. O hub é o primeiro armazém construído para atender operações automatizadas com tecnologia moderna a receber a certificação na América Latina. “Alcançar um nível de eficiência energética de mais de 20% foi um grande desafio, pois a carga dos transelevadores usados para movimentar os paletes precisou ser considerada no cálculo do consumo de energia do hub”, explica Angel Medeiros, diretor de projetos da Natura. O resultado foi alcançado com a utilização de motores e equipamentos mais eficientes energeticamente e iluminação LED nas áreas externas. Para comportar os transelevadores, o hub tem pé direito de quase 20 metros de altura. Um sistema de ventilação natural garante a preservação da qualidade dos produtos. “Um dos grandes desafios deste projeto foi conciliar o conforto ambiental para os usuários, em uma edificação com pouca iluminação natural, e o conforto térmico nas áreas de armazenagem”, explica Carlos Poli Sisti, diretor da Bresco, empresa de investimento imobiliário responsável pelo desenvolvimento, construção e locação do hub logístico da Natura. O reconhecimento no critério “inovação” se deve à pontuação exemplar obtida com a redução do desperdício de água, a prioridade de aquisição de materiais fabricados num raio de 800 quilômetros da obra e a apresentação de um plano para reciclagem de materiais pela obra. A economia de recursos hídricos foi possível com a utilização de água de reuso e o plantio de espécies nativas da região, que reduz a necessidade de rega. O hub foi inaugurado em maio de 2015, com investimento de R$ 73 milhões em equipamentos e tecnologia de ponta. O armazenamento de caixas e paletes é feito por um software de gerenciamento personalizado, que contribui com o aproveitamento do espaço e permite que apenas os produtos necessários sejam enviados para cada Centro de Distribuição, diminuindo a emissão de gás carbônico. No local, há vagas para caronistas, bicicletário e uma ampla área de convivência dos colaboradores, além de uma área de preservação ambiental de aproximadamente 15.000 m². Em uma área construída de 35.000 m², são armazenados todos os produtos fabricados pela Natura em Cajamar, SP, e por parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva. De lá, as cargas são enviadas para oito Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil e também para os outros países onde a empresa opera na América Latina: Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Em média, o hub movimenta mais de 2.000 paletes por dia.
DHL lança ferramenta online que mede emissão de gases no transporte de carga
A DHL Global Forwarding (Fone: 11 5042.5500), divisão do Grupo Deutsche Post DHL especializada em fretes aéreos e marítimos, lançou o DHL Carbon Calculator, ferramenta online que permite o cálculo do volume de gases que provocam o efeito estufa no transporte de cargas. A ferramenta, que é gratuita, permite que proprietários e transportadores calculem as emissões de quase qualquer tipo de carga e modal utilizado (aéreo, marítimo, rodoviário, ferroviário, etc.). O cálculo é feito online e em tempo real, com base em algoritmos inteligentes e bases de dados internacionais reconhecidas. Esses dados incluem a rota da origem até o aeroporto ou porto mais próximo, o trecho principal via área ou marítima e o trecho final (last mile) no País destino. Para determinar o nível de emissões, o DHL Carbon Calculator usa dados de seu Departamento de Contabilidade e Controle de Carbono. A tecnologia utilizada reflete protocolos internacionais como o Greenhouse Gas Protocol, o European Standard EN 16258, assim como o Global Logistics Emissions Council. Para calcular as emissões, o internauta deve simplesmente preencher a localização do remetente e do destinatário, assim como o volume e peso dos produtos embarcados. Baseados nestas informações, o DHL Carbon Calculator recomenda uma rota de transporte, que pode ser alterada. Com isso, a ferramenta calcula o montante de CO2 e outros gases do efeito estufa que o transporte irá gerar. As consultas à ferramenta são gratuitas e não demandam registro. No entanto, usuários registrados tem acesso a uma gama ampliada de funções analíticas. Acesse o DHL Carbon Calculator em: https://dhl-carboncalculator.com/#/login.
Primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo do mundo começa a rodar no Brasil
O primeiro caminhão 100% elétrico destinado à coleta e compactação de lixo do mundo começou a rodar pelo interior de São Paulo. O projeto é fruto de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras (Fone: 19 3825.3355) e a fabricante chinesa BYD, e já está em operação nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos. O veículo pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros, ou 8 horas de operação por recarga. A partir da primeira metade de 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer os veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável. O modelo escolhido pela Corpus foi o BYD eT8A, que ganhou um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos – e assim se torna o primeiro veículo 100% elétrico produzido em massa utilizado para tal finalidade no mundo. Alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio reciclável, com vida útil de até 40 anos, o caminhão coletor não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera. “O caminhão BYD eT8A possui transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a 0 km/h, proporcionando muito conforto ao motorista e uma condução segura e sem estresse. Além disso, conta com torque máximo de 1500 Nm a zero RPM, oferecendo um desempenho sem igual na classe e em todas as condições de operação. Com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a Diesel”, explica Carlos Roma, diretor comercial da BYD no Brasil.