Cliente do Grupo Elfa desde 2019, o Hospital Sírio-Libanês trouxe para seu parceiro logístico um desafio: a gestão do estoque diante de um cenário de espaço físico cada vez mais limitado. O crescimento dos negócios do hospital tornou desafiador armazenar medicamentos e insumos médico-hospitalares, essenciais para o atendimento aos pacientes. A distribuição, então realizada em vários locais e andares, também dificultava o acompanhamento e gerenciamento do estoque, composto por mais 1.400 produtos com diferentes características e comprados de diversos fornecedores.
O Grupo Elfa, um dos principais provedores de soluções e serviços de logística em saúde no país, apresentou, então, uma nova opção de serviço, no qual a empresa passa a ser a responsável pela gestão de estoque do hospital. Assim, passou a concentrar os produtos em um único centro de distribuição, fora da área hospitalar, com a garantia de entrega de insumos e medicamentos sob demanda e no prazo.
Essa gestão funcionou tão bem que hoje a empresa opera todo o processo logístico, desde o recebimento de fornecedores, gestão de estoque, separação dos itens e até a montagem dos kits e envio diário dos produtos diretamente para o local de consumo do hospital.
Um dos principais benefícios foi a liberação de uma área nobre nos hospitais de São Paulo e Brasília. Os locais antes ocupados por insumos passaram a ser usados para novos leitos, no atendimento a pacientes. A terceirização logística também permitiu uma redução significativa nos níveis de estoque, gestão eficiente da validade dos produtos e redução do volume de recebimento de fornecedores nas docas do centro hospitalar.
“Com a parceria, conseguimos otimizar a operação logística, eliminando o armazenamento de produtos improdutivos, além de adequar a estrutura para o estoque de produtos médico-hospitalares. Também obtivemos um fluxo do processo mais enxuto, aumentando a produtividade e reduzindo gargalos operacionais”, comenta Reinaldo Ferreira da Costa, Coordenador de Operações Logística e Planejamento de demanda do Hospital Sírio
Libanês.
A parceria entre as empresas também trouxe ganhos operacionais significativos para o Sírio-Libanês. De acordo com Reinaldo, estima-se que a economia de tempo e custos com processos de recebimento de compras e de manipulação de estoque foi superior a 50% em 12 meses. Outro ganho a ser destacado é o nível de eficiência no atendimento de pedidos do Sírio-Libanês, que aumentou para 99%, refletindo a pontualidade na entrega dos produtos aos clientes, resultado da eficiência logística desse processo.
“A gestão hospitalar é complexa. Para que as instituições possam efetivamente buscar melhoria nos indicadores financeiros e assistenciais, ou seja, focar no seu core business, a estratégia de terceirizar a operação e gestão logística para um parceiro especializado tem ganhado cada vez mais força e tem se mostrado muito bem-sucedida”, afirma Bruno Zanni, Diretor Executivo do Grupo Elfa para a BU de Serviços Logísticos.
O executivo explica que a eficiência logística alcançada pelo Hospital Sírio-Libanês é resultado de um trabalho em sinergia entre as partes, a partir de soluções customizadas e desenvolvidas com base em experiência e tecnologia de ponta.