A Pathfind, empresa brasileira especializada em otimização e redução de custos logísticos, tem expandido sua atuação para outros países a partir da sua base de clientes nacionais, preparando o caminho para a Europa. No Brasil, o comércio exterior de serviços representou 0,46% do volume global em 2019 – US﹩ 5,9 trilhões, estatística que tem aumentado em decorrência da tecnologia.
O projeto Pathfind Latam, em parceria com a Datatraffic, levou 8 meses até a implementação, cerca de 800 horas para começar a atuar na Colômbia em novembro de 2020. Hoje, a empresa atende 3 clientes no país, Carryt, Beta e Plaz, totalizando 55 rotas. “Entregamos nossa plataforma Pathfind Digital, que compreende nossas soluções Routing, API Planning e Routes, contemplando o mapa da Colômbia com as devidas restrições locais e integrando nossas rotas diretamente no sistema de Monitoramento Field Vision”, explica Antonio Wrobleski, presidente do Conselho de Administração da Pathfind.
No mês de maio as operações serão iniciadas no México, incluindo 84 rotas. A atuação internacional se deu após consolidar estudos aprofundados em Portugal e na Espanha, realizando todo o mapeamento e geolocalização dos países europeus. Além disso, contam com uma certificação técnica de segurança internacional, compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de outros países, favorecendo os trâmites da internacionalização.
“Tivemos que adaptar regras de negócio, regras operacionais e ter o entendimento do mercado para poder entrar na Colômbia. Para realizar exportação, depende de competência, produto, know how e pessoas internamente”, completa Wrobleski. Paralelamente, investir em atualizações tecnológicas e pesquisas de mercado para compreender o contexto de cada país, são estratégias fundamentais para o processo de implementação no mercado externo.
“Quando eu falo que atuo na Nestlé Brasil, é literalmente diferente da Nestlé Colômbia, apesar do produto ser igual. Porque os pré-requisitos para atuar na Colômbia, além da língua, são rodovias, infraestrutura, contextos totalmente diferentes do Brasil”, exemplifica o empresário. Ainda neste ano, o objetivo da empresa brasileira é chegar na Argentina e no Chile, em julho e agosto, respectivamente. “A proposta de sair para a exportação foi forçar-nos a começar a pensar não só na caixinha Brasil, mas na caixinha mundo, porque a nossa ideia é preparar a Pathfind para se tornar uma empresa com base fora, começando a ter cobertura mundial”, finaliza.