A GEFCO, empresa global de logística, nomeou Patrick Bonaly vice-presidente para a América Latina. O executivo, que atua como diretor geral da GEFCO no Brasil há três anos, assume o novo desafio no momento em que a companhia – presente em mais de 150 países – reforça sua estratégia de negócios na região devido à importância geográfica e econômica do Mercosul – especialmente nos mercados brasileiro, argentino, uruguaio e paraguaio – e do México.
A GEFCO já atua fortemente nos mercados brasileiro e argentino, prestando serviços a várias das principais indústrias nesses países. Muitos destes clientes possuem estruturas de gestão na região, em sua maioria localizada no Brasil. “A criação da estrutura LATAM da GEFCO facilitará a comunicação com nossos clientes, possibilitando uma interlocução única e mais ágil. Isso permitrá a contratação de serviços nos países ou entre eles a partir do Brasil”, afirma Bonaly.
Patrick Bonaly é especialista em desenvolvimento de projetos, reorganização e turnaround em empresas, management consulting, motivação de equipes e coaching, utilities, logística e energias renováveis Formado pela Ecole Polytechnique, em Paris, o executivo já passou por empresas como Accenture, Monitor MGDK e Light.
No Brasil, a atual estratégia da GEFCO – que gerencia cadeias logísticas complexas em diferentes setores da indústria, como automotivo, óleo e gás, aeronáutica e farmacêutico – está voltada para o atendimento de empresas que visam reduzir custos em meio à crise econômica. Recentemente, a companhia – que está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná – construiu sua Plataforma Logística em Guaíba, no Rio Grande do Sul, próxima do centro de distribuição da Toyota e da fábrica de caminhões da Foton. O investimento visa atender às demandas de empresas do ramo industrial no Brasil e na Argentina, que renovaram no último dia 24 de junho acordo de comércio automotivo até 2020, o que deve impulsionar os negócios e ampliar a integração produtiva e comercial entre os dois países.