Patroni supera desafios logísticos e expande na região Norte

O Amazonas é o segundo estado mais populoso da região Norte do Brasil e de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), dos 131.269 pontos de venda de franquia espalhados pelo país, 729 deles estão em Manaus. Após 30 anos de atuação no segmento de franchising, a Patroni conseguiu expandir para o estado, inaugurando sua primeira loja, graças a uma parceria que fornece um centro de distribuição terceirizado para uso da marca. Tal contrato viabiliza a implantação de unidades da rede em outros estados que contam com o suporte da logística portuária da região, como Roraima.

Segundo o fundador da Patroni, Rubens Augusto Junior, chegar a tais locais sempre foi um desafio, principalmente por conta da presença de rios e a carência de melhorias na estrutura de cidades, muitas vezes isoladas. “Essas questões sempre foram grandes obstáculos para iniciarmos as operações em estados como o Amazonas e Roraima. Buscamos desenvolver soluções visando melhorias e facilitando o transporte de insumos. Uma das alternativas, foi firmar a parceria com o operador logístico terceirizado na região.

Para atender a unidade de Manaus, já inaugurada, e a loja em Boa Vista, ainda em fase de construção, a rede de pizzas, carnes e massas apostou em rotas diferenciadas de carga para abastecer tais pontos. “Elaboramos um esquema de rota, para que toda semana uma carga seja entregue. Teremos três rotas de cargas em andamento: uma saindo, uma chegando e outra no centro de distribuição. Basicamente, os insumos saem de São Paulo e chegam à região Norte em 15 dias. Em uma semana, os produtos são separados e iniciamos a entrega nas unidades”, conta o diretor da expansão da marca, Luiz Cury Filho.

Após um mapeamento efetuado pela Patroni, Manaus ainda tem potencial para a implantação de mais cinco unidades, enquanto Boa Vista para duas. A abertura de lojas da rede gera, em média, 15 empregos diretos por cada ponto inaugurado. Buscando interessados para investir neste espaço, a marca disponibiliza três modelos de negócios: o Patroni Classic, destinado ao público das classes C e D (R$ 400 mil); o Patroni Premium, com foco nas classes A e B (R$ 450 mil); e o modelo compacto, Patroni Expresso, perfeito para ser implantado em locais com alta movimentação de pessoas (R$ 150 mil).

Hoje, a franquia conta com 192 unidades espalhadas pelo país e faturamento anual de R$ 335 milhões.

Mais informações em www.patronipizza.com.br.