Pequenos e-commerces aproveitam vendas aquecidas de Natal com soluções simplificadas de logística

Não é novidade que a chegada do Natal representa para o mercado varejista uma demanda aquecida de consumidores ávidos por presentear amigos e familiares. O crescimento do e-commerce na última década expandiu essa oportunidade também para pequenos e médios lojistas online, que passaram a aproveitar esse movimento no fim do ano para planejar ações comerciais e ampliar o faturamento. Mas como esses empreendedores, que muitas vezes atuam sozinhos ou com uma equipe enxuta, podem lidar com um tráfego mais intenso de mercadorias?

Segundo estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cada brasileiro que está comprando presentes de Natal pela internet neste fim de ano gastaria, em média, R$ 280, com um volume total de aproximadamente 2,7 milhões de pedidos. Nesse período, as vendas do e-commerce no Brasil devem atingir um total de R$ 7,5 bilhões no acumulado até 23 de dezembro – desempenho que, se confirmado, será 12% superior em relação ao fim de 2015.

Nesse contexto, serviços avançados e simplificados de logística, que têm a tecnologia como principal aliada, ajudam a empoderar pequenos e médios e-commerces – cujo volume de encomendas não costuma atingir o mínimo exigido pelas grandes transportadoras – e torná-los preparados para atender ao grande aumento do consumo no período natalino. A Mandaê, por exemplo, oferece um serviço completo que inclui a coleta, o empacotamento com materiais especiais de proteção e a postagem das encomendas para qualquer destinatário no mundo. Tudo solicitado via internet, inclusive pelo smartphone, de forma bem rápida e eficiente.

Atualmente, a Mandaê é o único serviço que permite que pequenos e médios e-commerces enviem seus produtos – independentemente da quantidade – com uma rede de entregas altamente eficiente, incluindo os Correios, sem nenhum tipo de contrato ou burocracia. Para exemplificar, um e-commerce que envia a partir de três encomendas por dia já conta com preços reduzidos. Assim, ao mesmo tempo em que conta com um serviço de alta qualidade, o lojista ainda economiza tempo e dinheiro nos custos logísticos.

“Nosso objetivo é permitir que os pequenos e médios lojistas não se preocupem com a logística de seus negócios, e dediquem seu tempo a assuntos estratégicos como o crescimento de suas lojas”, explica Douglas Carvalho, diretor de operações da Mandaê. “A preocupação com a logística é ainda maior em épocas de pico, como o Natal, fazendo os serviços de empresas como a Mandaê ainda mais relevantes para os e-commerces”, finaliza.

A utilização desse serviço possibilita economia de tempo e dinheiro aos varejistas. Clientes da Mandaê, por exemplo, economizam a cada ano, em média, R$ 25.349,00 e 329 horas. Com isso, pequenos e médios lojistas deixam de se preocupar com a logística para dedicar mais atenção a assuntos estratégicos, como a ampliação dos negócios.

Demanda variada

São diversos os tipos de produtos que podem ser transportados pela companhia, desde artigos delicados feitos de vidro ou cerâmica até objetos mais complexos, como equipamentos de som.

Além das vantagens operacionais, as solicitações de entrega podem ser feitas de forma muito ágil. Para tanto, basta acessar o site www.mandae.com.br ou o aplicativo móvel disponível para iOS e Android e inserir o local de coleta, os dados dos destinatários que irão receber os produtos e a forma de envio. A partir daí, a Mandaê faz todo o trabalho.

Até uma hora depois da conclusão do pedido, um colaborador retira os produtos no local indicado. Depois disso, os itens são levados para empacotamento gratuito no galpão da Mandaê. Na sequência, a entrega é realizada.

O que é cobrado do lojista solicitante é apenas o preço da postagem. Não há exigência de volume mínimo de envios.