Perfil do consumidor muda e torna o modelo de Pick Up Points valioso para o varejo

Stefan Rehm – CSO do Grupo Intelipost

De acordo com o relatório “O que os consumidores esperam de uma entrega perfeita”, elaborado pelo Grupo Intelipost – maior grupo de tecnologia logística do Brasil – 73,4% dos consumidores preferem realizar compras online e 74,8% afirma que está totalmente adaptado a este modelo de aquisição. Ao mesmo passo, o levantamento “Carat Insights 2022” revelou que para 88% dos brasileiros as lojas físicas e online devem ser mais integradas.

Neste cenário, o CSO (Chief Strategy Officer) do Grupo Intelipost, Stefan Rehm, alerta para o fato de que o consumidor que compra online e recebe os produtos em casa vem sendo substituído por um perfil omnichannel e que, portanto, o sistema de pontos de retirada – estabelecimentos comerciais que disponibilizam espaços ociosos para armazenar mercadorias vendidas por parceiros – pode ser a melhor solução para aperfeiçoar a experiência do cliente e manter a vantagem competitiva dos varejistas.

“Os pontos de retirada apresentam muita relevância, principalmente para os varejistas que estão focados em estratégias alinhadas ao omnichannel. Isso porque, além de conveniência para o consumidor final, o modelo traz diversos benefícios para os vendedores e para as empresas que atuam como pontos parceiros”, comenta o CSO do Grupo Intelipost.

Segundo o executivo, do ponto de vista dos varejistas, o modelo proporciona ofertas de frete mais competitivas, aumento de vendas, viabilidade de entrega em áreas de difícil acesso, redução de problemas de insucesso e otimização da malha de entregas. Já para os pontos parceiros, as vantagens são a maior circulação de pessoas nas lojas, geração de novas oportunidades de vendas e o alcance de novos públicos consumidores.

“Hoje, quatro em cada 10 consumidores consideram a possibilidade de comprar online e retirar na loja ou em um pick up point, um aspecto decisivo para a definição de compra. Desta forma, não é exagero dizer que quem não oferece essa opção, está perdendo boas oportunidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes”, explica Rehm.

O relatório “Why retail outperformers are pulling ahead”, da McKinsey & Company, embasa Stefan Rehm e sinaliza que os varejistas com forte presença omnichannel estão à frente dos concorrentes. No Brasil – ainda de acordo com o levantamento Carat Insights 2022 – a omnicanalidade está presente na vida dos consumidores e 66% dos brasileiros já fizeram compras pela internet e retiraram o produto na loja física.

Outro aspecto positivo do modelo que Rehm ressalta é a redução de gastos. “Os pick up points viabilizam operações logísticas mais sustentáveis, pois, além de centralizar os locais de entrega, funciona pelo princípio de rede que, quanto mais ampla, proporciona maior capilaridade dos serviços, gerando economia de combustível e redução de custos com transporte”, finaliza Rehm.

Atualmente, no Brasil, existem várias empresas com redes significativas de pontos de retirada. No caso da Pegaki, companhia integrante do Grupo Intelipost, são mais de 3 mil pick up points, que atendem diversas cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.