Pesquisa da APAS aponta aumento do otimismo do setor supermercadista com o futuro

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) aponta em março o valor de 36% dos empresários do setor com otimismo geral (ambiente econômico atual e futuro) com aumento de cerca de 4,5 p.p. em relação fevereiro enquanto o pessimismo e neutralidade caíram cerca de 2 p.p. cada.

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Fonte: APAS

Outro indicador que também demostrou crescimento frente o PCS de fevereiro foi o otimismo futuro geral, que subiu de 41% para 47%. Ainda falando de futuro, a expetativa com as vendas nos supermercados também deu um salto significativo, passou de 44% para 57%.

“Este aumento do otimismo do setor supermercadista com o presente, mas, principalmente com o futuro está relacionado com números positivos das vendas no primeiro bimestre que deixaram esperançosos os empresários”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Outro ponto muito importante nas expectativas futuras é em relação aos empregos. As demissões no setor são naturais em janeiro e fevereiro e a partir de março iniciam as contratações, portanto, o fator emprego do supermercado saltou de 11% para 43%. “Isso que demonstra que o setor deve iniciar um movimento de novas vagas formais a partir de agora”, avaliou Berka.

O momento político atual teve impacto direto na confiança do setor. Nos fatores de percepção atual dos governos federais e estaduais, o otimismo com a atual situação está em 14% e 29%, respectivamente, enquanto o otimismo futuro é de 21% e 36%, respectivamente. “O compasso de espera com as eleições é a tônica da baixa percepção de melhoria do quadro do estado brasileiro”, finalizou o economista da APAS.

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Fonte: APAS

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.