Petronect promove cadeia de suprimentos verde da Petrobras

A Petronect, empresa coligada da Petrobras, que atua no mercado de tecnologia da informação para o setor de Óleo e Gás, e que possui como sócias a Petrobras, Accenture e a SAP, deu início a uma jornada para reposicionar sua marca e reforçar sua imagem junto aos colaboradores e junto aos clientes (Petrobras, como compradora, e os fornecedores que usam o portal para realizar vendas à Petrobras).

A empresa acelerou ações e boas práticas em Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança Corporativa (do acrônimo em inglês ESG – Environmental, Social and Governance) e, como parte importante da cadeia de suprimentos da Petrobras, proporcionando um meio de geração de negócios alinhado a regras anticorrupção e dispositivos de cybersegurança, a Petronect, que tem mais de 20 anos de atuação, utilizou o Meio Ambiente como pilar principal de sua jornada, mostrando o impacto positivo que promove na cadeia de suprimentos da gigante de petróleo.

Desde 2003, ao utilizar o Portal Petronect como ferramenta para transacionar compras (cotação eletrônica, leilão eletrônico e pedido eletrônico), a Petrobras, poupou em média 1,1 t de papel.

No período analisado, o grupo Petrobras trafegou no portal 1.856.597 processos eletrônicos e 4.185.849 pedidos. A empresa poupou, em média, a utilização de 17 mil árvores, 34 milhões de litros de água, 1,7 milhão KWH de energia e 701t de CO2 no processo.

Em 2022 foram mais de 3.700 licitações abertas, além dos mais de 110mil processos de compra de dispensa. Petronect transacionou mais de 249 bilhões de Reais em processos de compras, foram mais de 600mil notas fiscais enviadas para a Petrobras.

Até março de 2023, o Portal Petronect registrou mais de 5 mil usuários simultâneos no sistema, e somou mais de 540mil clientes registrados para vender para a Petrobras. Os acessos por dia passam de 8mil. São 164mil empresas ativas, acessando o sistema Petronect e participando de oportunidades.

Entre 2003-2016, o Grupo Petrobras deixou de emitir no total 1.8 mil toneladas de CO2 dos quais 61% foi devido à economia com viagens, e 39% devido à economia com papel. Na cadeia de abastecimento da Petrobras, estes números se traduzem em: gestão verde da cadeia de suprimentos promovendo eficiência e sinergia entre os parceiros do negócio e contribuindo para uma aumento da performance ambiental, minimizando desperdícios e auxiliando a economia de custos.

Para não ficar para traz, a Petronect também tratou de neutralizar suas próprias operações: em 2022, a empresa realizou primeiro inventário de gases de efeito estufa, conforme diretrizes do GHC Protocol ( https://ghgprotocol.org/ ) e, como resultado ao Relatório de Neutralização de Gases de Efeito Estufa, plantou 300 árvores em parceria com o Projeto Arvoredo, para neutralizar o impacto causado por suas operações.

Por que isso tudo começou?

Há cerca de três anos, quando iniciou a gestão de Marcelo de Carvalho Bonniard (cedido da Petrobras para a atividade), a Petronect deu início a uma jornada para reposicionar sua marca e reforçar sua imagem junto aos colaboradores e junto aos clientes (Petrobras, como compradora, e os fornecedores que usam o portal para realizar vendas à Petrobras).

Essa mobilização para reforçar a imagem corporativa da Petronect envolveu os colaboradores e clientes, com extensa pesquisa avaliando a comunicação entre a empresa e seus stakeholders, a operacionalização do Portal Petronect, boas práticas em responsabilidade social, meio ambiente e governança corporativa – a empresa acaba d ser certificada em boas práticas de ESG pelo Bureau Veritas.

Com colaboradores foram mobilizadas iniciativas que reforçaram a imagem da Petronect como marca empregadora através de suas mensagens-chave, propósito, valores. A empresa criou um lema que norteou e vem norteando as iniciativas internas: “Quando criamos uma boa marca, abrimos um portal para o futuro”.

Esse contexto levou ao reposicionamento da marca Petronect, iniciando uma série de ações estratégicas para sair da posição de mero “cumpridor das obrigações contratuais” de um serviço para uma empresa pública, para se transformar em um provedor de experiências positivas a todos os usuários.

Uma das frentes de reforço foi a partir da Governança Corporativa: com a implantação do Comitê de Ética e Compliance, que promove o cumprimento do Código de Ética, treinamentos, além de acompanhar os riscos e indicadores, assegurando aos colaboradores, clientes e fornecedores um ambiente íntegro e seguro.

Petronect passou a integrar o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Grupo Ethos, para um compromisso extra com a transparência, para reforçar os valores entre os colaboradores, clientes e com a sociedade, além de ter sido um passo relevante para estimular a todos a vivenciar as práticas ESG.

O Customer Experience e a Responsabilidade Social também fazem parte das iniciativas da Petronect: a empresa desenvolveu um projeto com foco nos colaboradores e clientes, com o propósito de implantar forte cultura de Customer Centric. Foi criada a Gerência de Relacionamento e Marketing para centralizar o atendimento e as soluções, com o objetivo proporcionar a melhor experiência para os clientes e funcionários.

Já com respeito a Responsabilidade Social, a Petronect criou o Programa Reconect de Responsabilidade Ambiental e Social. Um dos cases de sucesso desta iniciativa é o Programa de Voluntariado da empresa, que teve seu maior reconhecimento em 2022 com o Prêmio VoL, concedido pela Dadivar, presidida por Enzo Celulari.

O voluntariado da Petronect tem um forte foco em educação em comunidades e instituições parceiras na cidade do Rio de Janeiro, onde colaboradores de áreas-chave da empresa realizam workshops de comunicação, marketing, gestão de projetos para jovens aprendizes. Para o público infantil, o alvo é a educação para o meio ambiente e economia sustentável.