Um estudo divulgado por Joseph Grenny e David Maxfield, autores do bestseller do New York Times, Conversas Cruciais, em 2016, estima que uma comunicação empresarial mal sucedida chega a custar uma média de 7.500 dólares por conversa, por conta da perda de tempo e recursos. E para as empresas que trabalham com equipes distribuídas em diversas localidades, coordenam times e fazem com que todos estejam alinhados constantemente, o desafio é ainda maior.
De olho nessa necessidade, surgiu o BiPTT – plataforma que transforma qualquer smartphone, tablet ou computador, em um rádio Push-to-talk, utilizando redes mobile comuns. Com tecnologia própria, desenvolvida com segurança a nível militar pela empresa, a plataforma traz todas as funcionalidades de um rádio corporativo, com diversas funcionalidades e facilidades adicionais aos usuários, oferecendo uma solução de comunicação corporativa rápida e em tempo real, gerando mais economia, controle e rentabilidade.
“Nosso ferramenta vai além de um comunicador walkie talkie ou qualquer outro rádio PTT. Além de envio e recebimento de chamadas de voz em tempo real, ainda possui um sistema de backups de mensagens não ouvidas e localização geográfica – que permite ao administrador saber exatamente onde cada colaborador de sua equipe se encontra e o itinerário realizado”, comenta Edgar Crespo, co-fundador do BiPTT.
Um levantamento realizado, em 2016, pelo instituto de pesquisas americano VDC Research, com empresas das verticais de logística, transporte, manufatura, governo, construção e utilities indica que cerca de 90% das entrevistadas estão buscando soluções que atendam em conjunto aplicações de voz e dados.
O BiPTT é um aplicativo leve, de baixo consumo de bateria e de dados. A sua interface é voltada para a simplicidade do uso, e apresenta alta performance de aplicação em sua função principal, que é a transmissão de voz instantânea e de alta qualidade.
A empresa investiu desde o início no sistema Push-to-Talk over Cellular (PoC), a evolução do Push-to-Talk, que funciona por meio das redes 3G, 4G, LTE e Wi-Fi. Por utilizar as redes de internet móvel, o BiPTT resolve o problema de integração, pois usuários de diferentes operadoras podem comunicar-se entre si, além daqueles que não estão na rede de nenhuma operadora, e sim utilizando o Wi-Fi.
Com a proposta de não ser apenas um serviço de rádio, a empresa desenvolveu uma solução que auxilia na gestão dos negócios, com uma central de comunicação integrada, onde o gestor pode acompanhar o processo de comunicação, verificar as posições da equipe e controlar as atividades da corporação.
Entre as funcionalidades do BiPTT estão: Geolocalização, no qual é possível acompanhar em tempo real os colaboradores, e o itinerário realizado, pois o administrador visualiza um mapa com a localização de todos os usuários; Comunicação por canais, a empresa pode criar quantos canais achar necessário, distribuindo os usuários pelos diferentes canais para organizar a comunicação via rádio; Utilização com baixa latência e baixo consumo de banda, com tecnologia própria, garantindo canais de comunicação Push To Talk operando em 3G e 4G, mesmo que as condições estejam com baixa conectividade; Gravação de chamadas, que podem ser recuperadas para fins de gestão e auditoria, com todos os dados criptografados, o que impede que outras pessoas tenham acesso às informações.
“Queremos oferecer uma solução para empresas que precisam de comunicação instantânea e eficiente, para o controle e coordenação de suas operações. Os desafios que os times operacionais enfrentam diariamente não permitem mais que sistemas de comunicação inadequados sejam utilizados. A simplicidade e a objetividade do uso da voz instantânea é o caminho para tornarmos as comunicações para equipes de trabalho mais rápidas e claras”, reforça Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT.