Plataforma que facilita logística reversa e apoia recicladores vence Startup Weekend ODS Cuiabá

Indústrias e empresas que são obrigadas pela legislação a fazerem a logística reversa de seus resíduos e as cooperativas de recicladores poderão trabalhar juntos, gerando mais reciclagem e créditos de reciclagem, que vão aumentar a remuneração de trabalhadores e cooperativas, que fazem a coleta e separação dos resíduos na capital mato-grossense.

Esta foi a solução vencedora do Startup Weekend Cuiabá chamada Reverso, uma plataforma que oferece alternativa às empresas e uma nova fonte de renda aos catadores e cooperativas. As notas fiscais emitidas e referentes às vendas de resíduos às indústrias e empresas serão a base de cálculo para os créditos de reciclagem: 1 tonelada equivale a 1 crédito.

Estes créditos serão disponibilizados na própria plataforma para que empresas, que necessitam atender a lei, ou seja, realizar logística reversa, poderão adquirí-los. A startup Reverso será remunerada com 10% do valor das negociações. Desse modo, os recicladores também vão receber pelo serviço ambiental que prestam à cidade, além do valor dos resíduos coletados e vendidos. Para as empresas, o uso de créditos de reciclagem oferecerá uma solução eficiente e econômica para adequação à lei, contribuindo especialmente com o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 8 (Trabalho Descente e Crescimento Econômico).

O Brasil gera cerca de 80 milhões ton de resíduos sólidos/ano, dos quais 32% poderiam ser reciclados e transformados em dinheiro. Atualmente apenas 3% é reciclado, levantou a equipe Reverso. A startup que a plataforma pode agregar cerca de R$ 50 mil/mês a mais para todas as cooperativas de Cuiabá. Duas delas já estão cadastradas na Reverso. A solução também atende os ODS: 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

“Se o lixo pode ser devolvido, a Reverso devolve”, afirmou Fernando Holanda, um dos integrantes da equipe vencedora. A equipe recebeu um cheque de R$ 500 da Launchers Inc, parceira da Techstars e outro cheque da agência de publicidade Mercatto, que vai cuidar da gestão de marca da startup.