Empresa de locação de caminhões e máquinas de construção destaca a performance elevada da caixa de câmbio automatizada da Volvo. “A I-Shift tem um desempenho de 10% a 12% superior à dos concorrentes”, afirma Marcelo Amaral, gerente de contratos e frota da companhia.
Segundo o executivo, a I-Shift é a caixa de câmbio mais avançada e rápida do mercado e dá comodidade ao motorista ao eliminar a troca de marcha. “Também é muito robusta, não quebra, o que eleva a disponibilidade”, diz Amaral, que vê as mesmas qualidades no Volvo VM de 32 toneladas. Além dos caminhões, a empresa adquiriu também plano de manutenção preventiva para parte dos veículos. A negociação foi feita pela Treviso, concessionária Volvo que atua nos estados de MG e RJ.
A Zocar loca os VM para operação de mineração. Os modelos movimentam o minério, auxiliam na escavação, transporte, construção e desativação de barragens para 28 clientes espalhados pelo Brasil. A empresa também aluga os modelos para a construção civil, como estradas. “A Volvo é reconhecida para robustez e alta disponibilidade de seus caminhões vocacionais para mineração e outras operações fora de estrada. O VM 32 toneladas é uma das melhores opções para esse tipo de aplicação e a venda de 120 unidades com I-Shift para a Zocar é um reconhecimento da qualidade do modelo”, diz Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
A compra dos 120 VM faz parte do planejamento de renovação e ampliação de frota da Zocar. No total, a empresa adquiriu 280 caminhões e elevou seu portfólio de 520 veículos em 2019 para 800 este ano. A companhia só opera com veículos próprios. Seus caminhões têm idade média de 1,5 ano. Além dos caminhões, a Zocar tem mais 600 máquinas da linha amarela, da linha verde e veículos de apoio, com uma frota total de 1,4 mil veículos e equipamentos.
A empresa
A Zocar está no mercado há mais de 35 anos. Fundada pela família Zoboli Dadaldo, nasceu na cidade de Castelo, no Espírito Santo, com um trator de esteira comprado e reformado para locação. O negócio cresceu e em 1984 a empresa migrou para o Rio de Janeiro. A Zocar tem 150 funcionários e quatro filiais no próprio Rio de Janeiro, Altamira (PA), Castelo (ES) e Itabira (MG). Entre os vários diferenciais da empresa, destaque para o atendimento personalizado para cada tipo de operação, frota 100% rastreada por satélite e telemetria com acesso remoto por aplicativo para todos os clientes. Outro ramo de atividade da Zocar é a venda de veículos seminovos, por causa da renovação constante de sua frota.
O segmento
A empresa passa pela pandemia do coronavírus em franco crescimento. Segundo Amaral, a operação da Zocar cresce em média 50% ao ano. Em 2020, até julho, a expansão foi de 40%. O setor mineral é um dos menos afetados pela crise sanitária. Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que a receita da produção mineral cresceu 1% no 1º semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019, com saldo positivo na balança comercial de US$ 5,2 bilhões no 1º trimestre.