Foram assinadas, na última semana, as autorizações para lançamento dos processos licitatórios de três importantes melhorias para o Porto de Imbituba: a derrocagem no Cais 1, a execução de dolfim no Cais 2 e a compra de 2 balanças rodoviárias. As obras e aquisições somam R$ 11,2 milhões em investimentos para alavancar a capacidade operacional do Porto. O ato de assinatura foi realizado pela diretoria executiva da SCPAR Porto de Imbituba, com a presença de diretores da holding SCPAR, colaboradores e do secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, com o adjunto da pasta, Robison Coelho.
“O governador Jorginho Mello costuma dizer que Santa Catarina tem pressa. Ele nos cobra diariamente agilidade nas ações, que é o que estamos fazendo hoje no Porto de Imbituba. Mais berços de atracação e melhorias na produtividade serão determinantes para o crescimento do porto e da cidade”, destaca Beto Martins.
A execução de um dolfim de amarração no Cais 2, juntamente com obra de derrocagem do Cais 1 (retirada de rochas submersas), permitirão o atendimento permanente de três navios no local, passando dos atuais 660 metros de cais linear nos dois berços para 710 metros. Já a aquisição de novas balanças rodoviárias e automatização de todo o sistema existente agilizará o fluxo de pesagem de cargas. Atualmente, a Autoridade Portuária possui quatro balanças.
“Esses investimentos são parte do pacote de medidas previstas em nosso planejamento, com recursos da própria Autoridade Portuária e apoio estratégico do Governo do Estado, com a orientação dada pelo Governador Jorginho Mello para aumentar a eficiência operacional do Porto, oferecendo outro patamar de serviços aos usuários”, explica o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.
Investimentos privados
O dia também ficou marcado pela inauguração do novo guindaste sobre rodas que passa a operar no Porto de Imbituba. O investimento de cerca de R$ 30 milhões é da operadora portuária Granéis Imbituba (joint venture das arrendatárias Fertisanta e Serra Morena). Guindaste do tipo MHC (Mobile Harbour Crane), o equipamento de última geração é da marca Liebherr, modelo LHM 420. Tem capacidade de carga de 84 toneladas e alcance de 48 metros. Extremamente versátil, pode ser utilizado para movimentação de granéis e carga geral, podendo se deslocar por todos os berços do Porto, promovendo mais segurança e agilidade operacional.