Porto de Santos terá Plano de Controle de Pombos

Além do controle nas áreas públicas, terminais de granéis sólidos também passarão por fiscalização

A Codesp implantará plano de controle de pombos nas áreas não arrendadas na margem direita do Porto de Santos. A iniciativa objetiva reduzir a proliferação das aves nas edificações, principalmente prédios, gates, galpões e oficinas da empresa através da instalação de barreiras físicas como telas, espículas, fio tensor e gel repelente, além da retirada de ninhos e ovos.

Para a execução do serviço, foi deflagrada na última quinta-feira (14), a licitação para contratação de empresa especializada pelo prazo de 24 meses. A empresa contratada também elaborará relatórios mensais de acompanhamento das ações e resultados. Adicionalmente, será realizada instalação de equipamento utilizando tecnologia de eletromagnetismo para repelir e evitar o pouso das aves no edifício José Armando Pereira, o chamado “prédio da Dirop”.

Para conseguir resultados mais efetivos nas ações para reduzir a proliferação dos pombos na área do Porto de Santos, a Codesp iniciou fiscalização em terminais de granéis sólidos vegetais também com a finalidade de reduzir a proliferação das aves. A ação reúne também a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e prefeituras dos municípios de Santos e do Guarujá. A iniciativa abrange a fiscalização de 13 terminais a partir de cronograma prevendo a visita de um terminal a cada mês. Até o momento, cinco terminais já foram inspecionados.

Após a visita de inspeção, o grupo produz relatório contendo a análise das condições encontradas, as medidas já adotadas, irregularidades e proposta de ações corretivas. Então, cada órgão acompanha o processo para que sejam promovidas eventuais adequações.