Foi assinado nesta semana, no Porto do Itaqui, um protocolo de intenções para implantação do Porto Seco de Caxias (MA) em conexão com o porto público maranhense. O documento, assinado pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil. As tratativas têm por objetivo movimentar a economia do estado com atração de negócios, geração de emprego e aumento da arrecadação tributária.
“Iniciativas como essa são bem-vindas porque trazem desenvolvimento ao setor logístico do nosso estado. Por meio da parceria institucional com a Prefeitura de Caxias estamos disponibilizando informações e apoio técnico para o sucesso do empreendimento”, afirmou Lago. “Geração de emprego e renda, oportunidade e fortalecimento da economia. Esses são apenas alguns fatores positivos que o porto seco trará para Caxias”, disse o prefeito Gentil.
Porto seco é uma área alfandegada de uso público, administrado por uma entidade privada, que disponibiliza serviços de armazenagem, movimentação, despacho aduaneiro de mercadorias, em área específica e delimitada pela Secretaria da Receita Federal. Por meio dos portos secos a carga para exportação chega ao porto marítimo pronta para o embarque e, no caso de produtos para importação, reduz custos com armazenamento.
Fonte: Ascom Suape