Começou, na terça-feira (6), a primeira Jornada de Inovação do Porto do Itaqui Labs, iniciativa que reúne 35 participantes, entre funcionários de empresas privadas com sede no porto, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e representantes do ecossistema local, dentre os quais o Casarão Tech, universidades e outras empresas públicas.
Nesta etapa formativa, os participantes terão – durante seis meses – atividades teóricas e práticas, com vivências em lean startup (startup enxuta), técnicas de ideação e prototipação de soluções. Além das aulas, todas em meio digital, o grupo receberá mentoria de especialistas do Porto Digital do Recife, de modo a apoiar o processo de empreendedorismo e busca de soluções que podem resultar em novos processos e produtos.
“Essa jornada é parte do investimento que a EMAP vem fazendo para implantar uma cultura de inovação no ambiente portuário local. Junto com os parceiros que fazem o nosso porto, mapeamos desafios e passamos a buscar soluções a partir da aplicação de metodologias específicas”, afirma Ted Lago, presidente do Itaqui.
Oito áreas temáticas serão trabalhadas nessa etapa formativa: comunicação intraporto, acesso e segurança, produtividade das operações portuárias, meio ambiente, relação porto-cidade, cultura de inovação, jornada da informação e contratações públicas.
“Estamos buscando fazer do limão limonada. Com essa jornada inauguramos uma nova fase no porto, saindo da constatação de dores comuns para a busca coletiva de soluções criativas”, diz o gerente de Logística do Itaqui, Hibernon Marinho, que integra a Comissão de Inovação da EMAP.
O analista de Planejamento do Consórcio Tegram Itaqui, Dayvid Guterres, está entre os representantes de empresas privadas que participam desta primeira jornada e diz estar muito ansioso pelo que vem pela frente. “A oportunidade de fazer parte do Porto do Itaqui Labs vem sendo surpreendente e desafiadora desde o primeiro dia. É indescritível a satisfação em poder compartilhar conhecimento e buscar soluções junto a esse time fantástico.
O encontro que marcou o início das atividades teve mediação do C.E.S.A.R., o Centro de Inovação que é referência, no Brasil, em uso de tecnologia, educação e empreendedorismo.