Porto Itapoá, SC, inicia operação com a chegada do primeiro navio

O Porto Itapoá, SC, iniciou suas operações no dia 16 de junho, com a chegada do primeiro navio, o Cap San Lorenzo, do armador Aliança Navegação e Logística. O navio chegou a Itapoá por serviço de cabotagem.

Segundo o diretor comercial do Porto Itapoá, Patrício Júnior, “este fato torna Itapoá parte da história da logística do Brasil. O início das nossas operações como terminal de contêineres é motivo de orgulho para todos os investidores, colaboradores e para a cidade como um todo, que a partir de agora está incluída entre as principais rotas marítimas do mundo”.

Desde o início do projeto até o momento já se passaram 18 anos, e R$ 500 milhões em investimentos privados tornaram realidade este que é um dos mais modernos empreendimentos do setor. Durante este período, grandes conquistas foram alcanças, como as licenças e garantias de órgãos internacionais, federais, estaduais, municipais e intervenientes como Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Cesportos – Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Corpo de Bombeiros, Ibama, Fatma, ISPS Code – Código de Segurança Internacional para Navios e Portos e Receita Federal.

André Romero, diretor administrativo do Porto Itapoá, comenta que “o empreendimento é um dos mais importantes da região, não apenas pelo montante investido, mas pela possibilidade de novos negócios que o terminal pode gerar.”

O mais novo empreendimento do setor portuário do Sul do Brasil, o Porto Itapoá, é um terminal privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e LOGZ Logística Brasil S.A.) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).

O planejamento de estruturação e ampliação do Porto Itapoá prevê três fases de desenvolvimento. Inicialmente, o terminal está preparado para movimentar 350 mil contêineres/ano. A partir do início das operações, projeta-se a capacidade de movimentação de 600 mil contêineres/ano com as ampliações de cais e pátio. Em sua terceira, e última fase de ampliação o porto terá condições de ultrapassar a marca de 1,3 milhões de contêineres ano.

Para o Diretor de Operações do Porto, Márcio Guiot, o terminal está preparado para iniciar suas operações. “Temos os melhores equipamentos portuários disponíveis no mercado. Nosso sistema operacional, o NAVIS 04, é a última versão deste que pode ser considerado o software mais moderno e completo para a programação da movimentação e controle portuário. Somos o único terminal na América Latina a utilizar esta versão neste momento. Além disso, temos mais de 300 colaboradores contratados e treinados para fazer do Porto Itapoá um dos mais ágeis e eficientes da costa brasileira”, afirma Guiot.

Com localização geográfica estratégica, com profundidade natural de 16 metros e águas calmas da Baía da Babitonga, o terminal é adequado para receber navios de grande porte já na primeira fase, fazendo desta característica uma condição especial para se tornar um hub-port, um porto concentrador de cargas que possibilitará o atendimento tanto de transporte de longo curso como de cabotagem.