Portocel embarca placas de rochas naturais em sistema inovador que dispensa o uso de contêineres

Terminal capixaba multimodal que dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte, incluindo importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, o Portocel ganha cada vez mais espaço em seu propósito de diversificação de cargas e se fortalece como porta de saída de produtos relevantes para a matriz de exportações do Espírito Santo.

O terminal que, entre outras cargas, já movimenta blocos de rochas ornamentais, realizou, na última quarta-feira (2/10), no navio Quetzal Arrow, da operadora G2 Ocean, o embarque de 168 placas de pedras naturais acondicionadas em uma estrutura que é novidade no mercado: o StoneLift, equipamento que dispensa o uso de contêineres. O destino final da carga é o Texas, nos Estados Unidos.

StoneLift

Cada StoneLift tem capacidade para transportar até 28 toneladas de chapas de pedras naturais e, nesta primeira operação, o volume foi limitado a 21,5 toneladas.

Trata-se de uma estrutura metálica que acomoda as placas de pedras e foi desenvolvido numa parceria que envolveu as empresas Cruzzto, especializada em soluções logísticas para o setor de rochas ornamentais, e Spinola. A G2 Ocean trará de volta as estruturas após a entrega da carga no destino.

“Essa tecnologia é uma inovação e a primeira operação realizada via Portocel é pioneira, tanto para nós quanto para o porto, e tornou-se um carregamento com total qualidade, eficiência e segurança. Neste primeiro momento, foram quatro unidades do StoneLift e nosso objetivo, após observar o desempenho e fazer eventuais ajustes, é manter esse modelo como plataforma de movimentação de chapas de pedras naturais do Espírito Santo com regularidade para os Estados Unidos. A expectativa é movimentar, inicialmente, cerca de 100 unidades mensais de StoneLift apenas para o mercado americano”, ressaltou o CEO da Cruzzto, Fabio Cruz, acrescentando que há possibilidade de ampliar esse volume considerando o potencial de mercado, tanto nos Estados Unidos quanto em outras regiões do mundo.

O embarque pioneiro do StoneLift com placas de rochas naturais contribui para reforçar Portocel como alternativa logística no sistema portuário capixaba e brasileiro. “Estamos abertos às parcerias e preparados para movimentar com eficiência diversos tipos de cargas, atendendo as necessidades do mercado”, observa Alexandre Billot Mori, gerente executivo da Portocel. Neste ano, o terminal já fez o desembarque de veículos importados, o embarque de café e, agora, de placas de pedras naturais, produtos que estão sendo incorporados ao portfólio e estão ampliando a diversificação do terminal.