Mais de vinte milhões de toneladas e mais de 1.800 embarcações recebidas: esses são apenas alguns dos números das movimentações dos portos do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2023.
O Porto do Rio Grande é o responsável pela maior parte das movimentações, com 19.097.639 toneladas. Na sequência, aparecem os Portos de Pelotas e de Porto Alegre, com 638.976 toneladas e 375.697 toneladas, respectivamente. Os granéis sólidos puxam a lista de cargas, que é seguida pelas cargas gerais e granéis líquidos.
No período de janeiro a junho, passaram pelo Porto do Rio Grande 1.513 navios, 257 barcaças pelo Porto de Pelotas e outras 66 pelo Porto de Porto Alegre. Além dos três portos públicos, também estão incluídos nos dados as movimentações dos terminais de uso privado e arrendados, além dos estaleiros Rio Grande e EBR.
Entre as mercadorias com destaque de movimentações no Porto do Rio Grande estão a soja, com variação positiva de 118.05%, a uréia, com 42.94%, o fosfato, com 16.04%, o arroz, com 12.67%, o cloreto de potássio, com 9.83%, e o farelo de soja, com 6.74% de aumento. A movimentação de contêineres também variou positivamente em 11.38%.
Porto de Pelotas registra operação envolvendo soja
Durante o mês de junho, o Porto de Pelotas realizou o embarque de 2.997 toneladas de soja, carregamento que ainda não havia sido registrado neste ano. Além disso, foram 98.258 toneladas de clínquer, que é o cimento na fase bruta de fabricação, e outras 537.721 toneladas de toras de madeira para o beneficiamento da celulose.
Fertilizantes seguem liderando a movimentação do Porto de Porto Alegre
O cais público da capital contabilizou no primeiro semestre desse ano 375.697 toneladas movimentadas. A maior parte dessa quantidade é de insumos para a produção de fertilizantes, com 217.186 toneladas. O Trigo aparece na segunda posição, com a movimentação de 53.003 toneladas.
O terceiro produto mais movimentado no Porto de Porto Alegre é a cevada, com 47.783 toneladas. O sebo bovino é o quarto colocado, com 34.774 toneladas, e é seguido pelo sal e pela carga geral, com 22.732 toneladas e 219 toneladas, respectivamente.