O canal que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, no litoral paranaense, deve receber R$ 156,9 milhões em investimentos nos próximos meses. O dinheiro será usado para a dragagem da área que, por ser artificial, tende a receber sedimentos do fundo do oceano, dificultando as operações dos navios que chegam aos terminais.
As obras devem iniciar nos próximos dias. Ao todo, serão removidos 7,360 milhões de metros cúbicos de areia, em toda a área. O objeto é restabelecer a profundidade dos canais e berços dos terminais, conforme previa o projeto original, da década de 1970. Os trabalhos devem durar 12 meses.
O começo das obras foi antecipado em virtude do fenômeno El Niño. Segundo a administração dos portos, o regime de assoreamento da bacia por onde passam os navios.
Com as obras, o porto continuará apto a receber navios com mais de 300 metros de comprimento. Para 2016, a administração dos portos espera receber o maior navio de contêineres que já atracou na costa brasileira. A embarcação tem 386 metros de comprimento por 52 metros de largura.
Profundidade
Após as obras, o canal de acesso externo ao Porto de Paranaguá deverá ter 15 metros de profundidade, enquanto as internas vão variar entre 13 e 13,5 metros. Em Antonina, a dragagem deixará tanto o canal de acesso, quanto a bacia de evolução com algo entre 9 e 9,5 metros de profundidade.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.