Ulma
O estande da Ulma Handling Systems (Fone: 11 3711.5940) vai apresentar aos visitantes da edição 2016 da Movimat sistemas automatizados e projetos de armazéns automatizados implantados no Brasil e em outros países. A empresa é especializada no fornecimento de sistemas de separação de pedidos, armazenagem automatizada, movimentação e classificação automatizada, sistemas para fim de linha ou paletização automatizada, sistemas integrados de manuseio de bagagens e softwares para gestão da cadeia de abastecimento (Supply Chain Management), lembra Edurne Unzueta, responsável pela comunicação exterior e marketing da empresa.
Globalstar
A Globalstar do Brasil (Fone: 0800 979.7890) irá mostrar sua linha completa de equipamentos para transmissão de voz e dados via satélite. “Iremos apresentar o já conhecido GSP-1700, telefone móvel via satélite, que permite comunicação com conexão estável em 100% do território brasileiro e 80% do território global. Apresentaremos também nossa linha de rastreadores satelitais, incluindo o SPOT Trace, rastreador 100% via satélite, pequeno, discreto e que pode ser alimentado por pilhas de lítio ou corrente externa. O equipamento dispara mensagens quando o movimento é detectado e emite coordenadas em intervalos de até 2,5 minutos, que podem ser visualizadas em plataforma Google Maps, através de área própria dentro do site da empresa ou aplicativo”, explica Guilherme Abad, gerente de marketing da empresa. Sobre o lançamento a ser feito no evento, Abad cita o SmartOne C, rastreador via satélite com transmissor integrado. “De aparência e funcionamento até certo ponto semelhante ao SPOT Trace, esse equipamento conta com a vantagem adicional da possibilidade de transmissão de dados adicionais à localização, como, por exemplo, temperatura de operação, performance de desempenho, etc., sendo um excelente equipamento para operações que envolvam telemetria”, completa o gerente de marketing.
Genoa
A Genoa Informática e Engenharia (Fone: 11 5078.6624), segundo informa Marcos Mazzetti, gerente de vendas, é especializada em soluções de impressão para aplicações de alto e médio volume e impressão de código de barras, com impressoras de alta velocidade e confiabilidade. É distribuidor exclusivo de toda a linha de produtos Printronix e Compuprint, provendo, também, assistência técnica, com pessoal treinado nas próprias fábricas, peças e suprimentos originais. “Durante a feira, vamos apresentar a nossa tradicional linha de produtos, como também os produtos de nosso novo parceiro, a Opticon – aliás, as novidades serão a linha de leitores e coletores da Opticon e a nova linha de impressoras térmicas da Printronix”, completa Mazzetti.
Fronius do Brasil
A linha de produtos e serviços da Fronius do Brasil, Indústria, Comércio e Serviços (Fone: 11 3563.3800), outra empresa participante desta edição da Movimat, inclui: carregadores de bateria de alta frequência; carregadores para baterias preparadas para fast charge; suporte de parede; salas de bateria; berços para bateria; módulos de fixação de carregadores quando não há paredes para fixar carregadores; e desulfatador de baterias, além de instalação de equipamentos e treinamentos. Entre as novidades que serão apresentadas no evento estão carregadores para baterias de ion-litium; carregadores para cargas rápidas (5 horas); carregadores para cargas de oportunidade (opportunity charge); carregadores com controle remoto, com cabos de 30 metros, para otimização de espaço de sala de bateria; saving de energia: estudo de redução de energia em loco para clientes, além do estudo para redução de espaço de salas de baterias e sistemas de monitoramento para salas de bateria, onde o cliente poderá ter, em tempo real, o status das cargas e tempo de carga. “Estamos com uma tecnologia única no mundo, chamada de tecnologia RI, que carrega de forma ainda mais segura e rápida a bateria, fazendo a leitura da resistência interna da bateria, onde cada carga (ciclo) é única para o carregador inteligente”, diz Mariana Kroker, gerente de vendas nacional da empresa.
GKO
“Estaremos na Movimat para apresentar as funcionalidades e novidades de nosso produto carro-chefe, o GKO FRETE, bem como cases de empresas que já utilizam o software para obter resultados positivos em suas operações de gestão de transportes.” Ricardo Gorodovits, diretor comercial da GKO Informática (Fone: 21 2533.3503) explica, ainda, que o GKO FRETE é o sistema líder na gestão de fretes contratados por embarcadores junto a transportadores terceirizados. O diretor comercial também informa que a GKO estará pronta também para apresentar os últimos desenvolvimentos do Confirma Fácil, uma solução completa para gerenciar, monitorar e confirmar as entregas e todo o processo envolvido, incluindo as ocorrências. “Contando com uma interface completa e simples de usar, o Confirma Fácil oferece um dashboard intuitivo no qual é possível observar (e gerar) relatórios analíticos imprescindíveis para a tomada de decisão de gestores logísticos. Além de todas essas funcionalidades, a solução é totalmente em nuvem.” Por fim, a GKO levará para a Movimat a LOGPARTNERS, braço de outsourcing da gestão de transportes do embarcador, nas áreas de visibilidade, gestão da eficiência operacional, gestão de custos de transporte e auditoria de fretes.
Emplaca
A Emplaca Automação e Tecnologia (Fone: 11 4788.7777) participará da Movimat 2016 expondo a sua a linha de produtos e serviços: sistemas de identificação de armazéns com placas com código de barras, placas de arruamento, identificações de CIPA, bombeiro, etiquetas e rótulos adesivos e outsourcing de impressão de etiquetas. “Além destes, no evento estaremos apresentando o rebobinador e dispensador de etiquetas e o novo sistema de identificação de piso (Floor Marking) – que o cliente mesmo pode instalar, apresentando uma resistência superior à das fitas de demarcação encontradas no mercado e uma sistemática de manutenção mais fácil e dinâmica”, completa Evaristo Ligero Freijeiro, diretor comercial da empresa.
Still
Serão vários os destaques no estande da Still (Fone: 11 4066.8157). A começar pela transpaleteira elétrica com operador a pé EGU C, para cargas de até 2.000 kg em distâncias curtas. Possui bateria com saída superior, protegida por tampa com abertura simples, e comandos de aceleração, frenagem, elevação, descida e buzina que podem ser acionados com apenas uma das mãos, por operadores destros ou canhotos. Outro equipamento a ser mostrado é a empilhadeira elétrica com operador a pé EGV, da geração AC (Corrente Alternada), com sistema elétrico dotado de módulo eletrônico que controla todas as funções do equipamento (tração e hidráulica) e comunicação com o marcador de descarga integrado feita através de CAN BUS. São oferecidos de fábrica os mastros Duplex e Triplex com elevação dos garfos de até 4.144 e 5.466 mm, respectivamente. Por sua vez, a transpaleteira elétrica com operador a bordo em pé ERX possui sistema de tração com motor de corrente alternada trifásico e encapsulado de 3,0 kW, livre de manutenção, além de dois modos de velocidade selecionáveis de maneira simples através da botoeira auxiliar. Opera em 24 V, com capacidade de 2.750 kg. A empilhadeira elétrica de contrapeso RX 50 de três rodas, também a ser mostrada no evento, inclui motor de tração trifásico de 24 V, atuando diretamente na roda traseira, e o Programa inteligente de economia de energia – Blue-Q, acionado de modo simples por botão no painel fornecendo economia de energia devido à otimização das características sem interferência no processo de trabalho. Já a empilhadeira contrabalançada a combustão RC 44-25/30 possui motor Nissan K25 de 47 HP e capacidade de carga de 2.500 e 3.000 kg, bem como sistema de freio lamelar com discos banhados em óleo, livre de manutenção. Por último, em termos de equipamentos a serem mostrados na Movimat, está a empilhadeira retrátil elétrica FMX NG, que inclui direção eletrônica com acoplamento direto à tração e mastro triplex panorâmico com sistema de amortecimento na passagem do primeiro para o segundo estágio, tanto na elevação quanto na descida, bem como novo portagarfos com deslocador lateral integrado. Também é equipada de série com o Blue-Q, o piloto automático de consumo inteligente de energia.
Combilift
A Combilift (Fone: 51 3077.7444) leva à Movimat sua empilhadeira articulada para corredores estreitos na versão elétrica, que opera em qualquer terreno, inclusive na chuva, em corredores de 2 m de largura e com capacidade de elevação de 15 m. “Além desta versão, também oferecemos modelos GLP e diesel. A capacidade de carga varia de 1,5 até 3 toneladas”, explica Rafael Kessler, diretor comercial da empresa. Ele ainda informa que também estará na feira a empilhadeira multidirecional com capacidade de 3 toneladas, mas que faz parte de uma gama que inicia em 2,5 toneladas e avança até 25 toneladas, em versões elétrica, GLP e diesel.
Alcis
Segundo Luiz Antônio Rêgo, presidente da empresa, a Alcis (Fone: 11 5531.7444) irá mostrar a sua linha de produtos: sistemas WMS em diversas versões para necessidades distintas: WMS Alcis, para operações convencionais e complexas; WMS Alcis AG, para operações em regime de Armazém Geral – possui módulo fiscal para emissão de NF; WMS Alcis Frio, para ambientes congelados e refrigerados; WMS Alcis Aduaneiro, para recintos alfandegados, como Porto Seco, REDEX, etc.; WMS Alcis Smart, para operações convencionais; módulos adicionais: Visual Alcis (BI – Business Intelligence); e BSC Alcis (KPIs e Balance Scorecard). “Além dos produtos Alcis, apresentaremos também soluções parceiras: Targit (BI) e roteirizadores Roadnet (roteirizadores para entregas e coletas)”, conta o presidente. E também estão previstos lançamentos durante o evento: Visual Alcis – painel para KPIs que indica em tempo real o desempenho dos colaboradores; BSC – produto para criação de KPIs, contratos de nível de serviço (SLA) e análise balanced scorecard – permite a criação de indicadores, multidepartamentais ou não, conectando diversos sistemas ou só o WMS; WMS Smart SaaS – versão que pode ser adquirida como serviço, sem necessidade de investimento em ‘compra’ de software ou de servidores; e roteirizador Roadnet Anywhere – versão SaaS do maior e melhor roteirização mundial, segundo a empresa.
Linde
O destaque no estande da Linde (Fone: 11 4066.8157) será a transpaleteira elétrica de operador a bordo T20SP/Família 131, apresentada em duas versões: modelo AP, com plataforma de bordo e laterais de proteção que permitem a operação em ambas as direções, e a versão SP, com plataforma fixa de bordo e equipada com o controlador e-pilot inovador Linde, que permite ao operador adotar uma postura ideal de condução de 45 graus em qualquer direção. Inclui motor de 3 kW e opera com baterias chumbo-ácido de 3,5 kWh a 7.1 kW (250-620 Ah/2PzS-5PzS) e baterias Li-Ion com 4,5 kWh (205 Ah) e 9,0 kWh (410 Ah). Acelera suavemente a 10 km/h em menos de 5 metros e atua em velocidade máxima de 10 km/h com e sem carga. Cada garfo reforçado pode suportar uma carga de 2.000 kg sem deformação.
Startrade
A Startrade Ferramentas de TI para Logística (Fone: 41 3285.8825), segundo Luís Maurício Gardolinski, diretor da empresa, oferece: Tops Pro, software para desenvolvimento de embalagens e padrões de paletização; Maxload Pro, software otimizador de cargas em veículos, que permite planejar a carga antes mesmo de produzir; BarTender, que permite criar, editar e imprimir, além de automatizar processos logísticos com etiquetas customizáveis; W2MO, software para simulação de eventos dinâmicos e otimização do layout de armazéns em 3D; CubiScan, balanças cubadoras para cadastro de produtos que pesam e medem em uma única operação, com a opção em ultrassom ou laser para objetos não cuboides; Cubetape, leitor de códigos de barras portátil com trena ótica incorporada e Bluetooth; Parcelcube, equipamento de cubagem por ultrassom com integração direta a sistemas de Courier, como FEDEX e DHL, ou exportação de dados em TXT e CSV; e Portal AKL, cubagem a laser para grandes volumes e cargas irregulares – pesa, mede, fotografa e exporta dados, além de calcular cubagem Líquida e Bruta. Já os lançamentos a serem feitos na Movimat incluem: iDimension, cubador ótico que mede em 0,2 s, permite integração com vários modelos de balança nacional e exporta dados para arquivos TXT e CSV; BoxCubo, equipamento de cubagem por ultrassom, antes focado no mercado de correios e agora disponível para a logística com versões customizáveis; e Cubetape, em novo modelo, mais ergonômico, remodelado e ainda mais eficiente. “O menor cubador manual de cargas do mundo, com o maior range de medição do mercado, desde 1,3 cm até 6 m, podendo medir pequenos itens ou grandes cargas”, completa Gardolinski.
RunTec Informática
Por sua vez, a RunTec Informática (Fone: 11 4521.1986) irá apresentar a suíte Hodie de aplicativos para a logística. “Com as novidades de 2016, compostas por dois lançamentos e um pré–lançamento, a suíte Hodie se torna uma das mais completas e poderosas ferramentas de trabalho para a logística das empresas”, diz Mauricio Fabri de Oliveira, diretor comercial da empresa. Os produtos incluem: Hodie, a base da suíte, e que contempla os módulos de monitoramento de entregas e ocorrências; Hodie Fretes Extras, módulos para o cálculo dos custos extras de fretes (reentregas, diárias, etc.); HodieKPI, módulo de indicadores, que entrega os números da operação no celular, desktop ou e-mail dos gestores; HodieBooking, solução para agendamento de docas, coletas e entregas, controle de pátio e transferências entre unidades; HodieAPP, que coloca as informações do Hodie nos celulares Android ou iOS, para que a operação possa acontecer, mesmo que os usuários estejam fora de suas mesas de trabalho; Hodie Reversa, solução para logística reversa que faz o controle completo do workflow da operação de logística reversa. “Os lançamentos na Movimat incluirão o Hodie APP, um aplicativo para Android e iOS que permite aos motoristas registrarem as baixas das entregas e as ocorrências em tempo real, e o Hodie Pedidos, módulo para monitoramento detalhado de cada etapa do ciclo do pedido, com geração dos indicadores OTIF e OTD em tempo real. E também teremos um pré-lançamento, do Hodie Fretes, módulo de cálculo e auditoria de fretes do Hodie”, completa Oliveira.