Há exatamente seis meses, a Loginno, uma startup visionária de IoT em logística de Israel, lançou uma competição chamada The Contopia (Container Utopia) Factor, entre todas as companhias de navegação de médio a pequeno porte. O vencedor do The Contopia Factor terá toda a sua frota de contêineres convertidos em contêineres inteligentes, para se tornar a primeira empresa de navegação realmente digital do mundo.
Dezessete companhias de navegação de todo o mundo passaram pelo processo de candidatura, quatro de diferentes regiões foram selecionadas como finalistas, com a Log-In Logística Intermodal (BVMF: LOGN3), um dos principais players de cabotagem da América Latina, finalmente conquistando a vitória. Em um dos eventos mais comentados e aguardados da Nor-Shipping, a maior conferência global de navegação de 2019, fundadores da Loginno Shachar Tal e Amit Aflalo entregaram o prêmio First Digital Shipping Company (Primeira Empresa de Navegação por Cabotagem Digital) ao CEO da Log-In Marco Cauduro e à equipe da Log-In.
“Os fatores que levaram à vitória, no que nos diz respeito”, disseram os fundadores da Loginno, Shachar Tal e Amit Aflalo no evento, “foram a prontidão da Log-In para lidar com um projeto estratégico e complexo da Contopia, sua abertura e honestidade em todo o processo de seleção e a qualidade, paixão e dedicação de sua equipe executiva, que demonstrou comprometimento e brilhantismo ao formarmos juntos o plano vencedor. Tudo isso, juntamente com uma operação bem adequada, que achamos que poderia demonstrar muito claramente os valores da Contopia e obter um bom retorno sobre o investimento; algo que é crítico para nós comprovarmos.”
Marco Cauduro, CEO da Log-In, acrescenta: “Este é um salto fantástico para a Log-In, como a primeira empresa de navegação por cabotagem digital do mundo. Estamos ansiosos para compartilhar essa novidade com nossos colaboradores, clientes, parceiros e acionistas. A vitória é ainda mais relevante, considerando que a concorrência da Log-In na região é formada por duas das três principais empresas de navegação. Temos sido bem-sucedidos até agora como uma empresa de navegação menor em relação aos gigantes, mas agora esperamos ter uma vantagem substancial em nosso mercado, permitindo que nossos clientes tenham acesso a uma visibilidade de ponta a ponta e a inúmeras vantagens da Contopia. É um jogo totalmente diferente, agora.”
Luis Henrique Godoi, Gerente Geral de Operações e Fretamento da Log-In e gerente de projetos da Contopia, acrescenta: “Será uma grande honra fazer parceria com a Loginno num esforço disruptivo no setor. Agradecemos à equipe da Loginno por sua confiança em nossas capacidades e esforços para tornar este projeto uma realidade. Agora, é hora de a Log-In, juntamente com a Loginno e os parceiros muito respeitados da Contopia, brilhar e mostrar ao mundo o que é a Contopia!”
Nas próximas semanas, a Log-In e a Loginno vão finalizar o plano de implementação da Contopia, com a implantação do serviço em si, prevista para o final de 2019. Ele é composto por um plano de eficiência operacional interno baseado em tempo real e um aplicativo de visibilidade para embarcadores, para ser vendido como um serviço de valor agregado para todas as remessas da Log-In, acessíveis diretamente pelo portal da companhia. “Normalmente somos elogiados pela parte de hardware do nosso serviço, mas também planejamos algumas surpresas realmente relevantes para os clientes da Log-In no aplicativo”, diz o fundador da Loginno, Amit Aflalo. “Os primeiros clientes da empresa de navegação digital terão valores agregados que você não encontrará em nenhum outro lugar do mundo, mesmo em outros serviços de contêineres inteligentes existentes”.