Primeira doação internacional para RS transportada em voo comercial chega ao Brasil em operação conjunta da LATAM com MRE e MPOR

A primeira ajuda humanitária internacional para o Rio Grande do Sul transportada em voo comercial acaba de ser desembarcada no aeroporto de Guarulhos (São Paulo). Ao todo, 300 quilos de doações da comunidade brasileira em Portugal foram gratuitamente acomodadas no compartimento de cargas do Boeing 787 da LATAM que operou o voo no trecho Lisboa-São Paulo nesta sexta-feira (17/5). A operação conjunta do programa Avião Solidário da LATAM com o Ministério das Relações Exteriores e Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil teve 10h de duração e reduziu em 31 dias o tempo de deslocamento da carga entre os dois países na comparação com um transporte marítimo.

O carregamento de cobertores, roupas de frio, entre outros itens, está agora armazenado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e será embarcado novamente de forma gratuita pela LATAM no seu próximo voo humanitário especial com destino à Base Aérea de Canoas (RS).

A LATAM E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

Há 11 anos, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros.

Especificamente na crise do Rio Grande do Sul, o programa Avião Solidário já soma um total de 85 toneladas de ajuda humanitária e 28 voluntários (médicos, veterinários, enfermeiros e militares) enviados gratuitamente para o estado desde 9 de maio de 2024. Esses transportes humanitários foram realizados tanto em voos comerciais da LATAM para aeroportos da região Sul quanto em voos especiais inéditos da empresa para a Base Aérea de Canoas.

Adicionalmente, a LATAM também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC e Governo do Estado de Santa Catarina.

MALHA AÉREA EMERGENCIAL E ORIENTAÇÕES AO CLIENTE

A LATAM opera de 10 a 31 de maio de 2024 um total de 126 voos extras entre São Paulo (SP) e os aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). A medida foi tomada para manter Porto Alegre (RS) e a sua região metropolitana conectada com o restante do Brasil e atendida em suas necessidades de transporte de pessoas e cargas por meio de aeroportos próximos.

Além disso, todos os passageiros da LATAM com voos programados de/para Porto Alegre (POA) até 31 de julho podem alterar a sua viagem sem custos. A companhia solicita que o cliente nestas condições dê preferência para alterar a sua viagem de forma online. Basta acessar diretamente a seção Minhas Viagens do site da LATAM. Nesta seção, o cliente pode alterar sem custos a sua passagem originalmente de/para Porto Alegre (POA) para uma nova viagem de/para Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB), Florianópolis (FLN), Jaguaruna (JJG) ou Navegantes (NVT). Se preferir, pode solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete.

Já o cliente com viagem programada de/para Caxias do Sul (CXJ) ou Passo Fundo (PFB), deve conferir o Status do Voo antes de se dirigir ao aeroporto de embarque. A operação nesses dois destinos permanece normal até o momento.