Foram inaugurados, no dia 6 de setembro último, os três primeiros guindastes elétricos do mundo para o setor portuário na cidade de Manaus, AM. Adquiridos na Alemanha pelo Super Terminais, os guindastes elétricos permitirão redução de 5.200 litros anuais de óleo hidráulico, o que refletirá em uma economia de R$ 345 mil por ano, aproximadamente.
Na mesma data foi inaugurada a expansão do píer flutuante do terminal portuário em 180 metros, o que permitirá a atracagem de quatro navios simultaneamente, dobrando a capacidade atual. Ao todo, R$ 260 milhões foram investidos pelo Super Terminais nos últimos três anos para expansão da capacidade do terminal e também na compra de equipamentos de alta tecnologia, que reduzem o impacto ambiental da atividade portuária.
“Mais do que melhorar a produtividade, esses equipamentos permitirão que nossas operações sejam ainda mais sustentáveis. Temos orgulho de sermos o primeiro porto verde reconhecido no Brasil. Agora, com esses guindastes elétricos, teremos ainda menos emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Consideramos o investimento em inovação a peça-chave para melhoria das nossas práticas de ESG. Além disso, cerca de 300 empregos diretos devem ser criados com essa expansão”, afirma Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais. Os guindastes elétricos chegaram a Manaus em setembro de 2022 e cada um deles pesa 600 toneladas, aproximadamente. “Os guindastes modelos ESP 10 têm capacidade de elevação de até 125 toneladas e velocidade de até 120 metros por minuto. O raio de alcance da lança chega a 64 m, o que vai permitir que comecemos a atender navios maiores, como os da classe Super Post Panamax, com comprimento de 1.000 pés (305 m). Outro ponto importante é a expansão do nosso píer flutuante em 180 metros. Com isso, chegaremos a 600 m de extensão e 14,4 mil metros quadrados de área, o que permitirá que quatro navios atraquem por vez no nosso terminal”, afirma Di Gregorio.