Cada empresa tem necessidades específicas na sua rotina, que nem sempre são resolvidas com as plataformas e softwares disponíveis no mercado. No caso da Pluscargo Brasil – braço logístico do Grupo Ras, empresa uruguaia especializada em logística e presente em nove países – a área comercial precisava de um CRM que, além de gerenciar cadastro de clientes, histórico de processos e oportunidades de negócio, pudesse também enviar de forma padronizada os orçamentos para os clientes e disponibilizar aos gestores uma plataforma de análise da performance de cada usuário. Cansados de não encontrar a ferramenta ideal, a empresa optou por desenvolver seu próprio CRM. Para isso, contaram com a ajuda de um consultor e com a plataforma GeneXus, utilizada mundialmente por sua capacidade de simplificar e aumentar a produtividade no desenvolvimento de software.
Escolhido para desenvolver a solução, Felipe Angusti trabalha há três anos na área comercial da Pluscargo Brasil e é graduado em Relações Internacionais com especialização em Transporte Marítimo e Logística. A empresa contratou os serviços do consultor em tecnologia Marcus Costa e, juntos, começaram a pesquisa, desenvolvimento e implementação do novo sistema, batizado de e-PLUS.
“A criação do e-PLUS levou cerca de 10 meses para ficar totalmente pronto. Não foi tão rápido, porque grande parte do trabalho era entender a necessidade do nosso cliente interno para depois partir para o desenvolvimento em si”, explica Felipe. Após quatro meses de trabalho já existia uma versão trial da solução. Depois de um mês de teste final, a ferramenta passou a fazer parte da rotina de trabalho de 70 profissionais da Pluscargo, entre vendedores, insidesalese gerentes da área comercial.
Totalmente desenvolvido na plataforma GeneXus Evolution 3, o CRM e-PLUS foi um desafio para Felipe: “Não sou da área de tecnologia, mas aceitei a demanda e tive muita facilidade para fazer o desenvolvimento em GeneXus. Nunca havia utilizado uma ferramenta antes mas, com o auxílio do consultor Marcus Costa, tive muita facilidade para criar uma solução totalmente pensada nas necessidades da nossa empresa. O GeneXus ajudou muito.”
Próximos passos
Já estão sendo desenvolvidas novas interfaces e recursos para o CRM e-PLUS que, por enquanto, funciona apenas na versão web. “Nosso próximo passo é transformá-lo em mobile e desenvolvermos também soluções próprias para a área operacional e financeira. Dessa maneira, a Pluscargo vai poder trabalhar apenas com as soluções que desenvolvemos exclusivamente para a empresa.”
A ferramenta foi apresentada no congresso do Grupo Ras e fez tanto sucesso que, em breve, outras filiais irão adotar a solução e-PLUS dentro das suas áreas comerciais. “Ficamos muito satisfeitos de vermos uma solução desenvolvida dentro da Pluscargo Brasil ser utilizada também em outros países”, finaliza Angusti.