Para comemorar os 20 anos do Programa Caminhos para a Saúde e os 11 anos da base fixa instalada no km 57 da rodovia Castello Branco, a CCR ViaOeste e o Instituto CCR programaram atividades especiais para os caminhoneiros nesta quinta-feira, 31 de março.
Além de todo o atendimento médico e odontológico oferecido gratuitamente na unidade, os motoristas poderão participar da Parada do Desabado e terão rodas de conversa para orientações. Também haverá bolo para comemorar o aniversário.
Em duas décadas de atendimento realizado pela CCR ViaOeste, mais de 55 mil caminhoneiros receberam orientações e cuidados para a saúde e qualidade de vida. Vale lembrar que no período de 2002 a 2010, o programa era realizado de forma itinerante no Sistema Castello-Raposo, até ganhar uma ampla e moderna base fixa em 2011. Neste espaço, os motoristas têm acesso a exames, tratamento odontológico, corte de cabelo e orientações sobre prevenção a doenças e alimentação adequada.
O atendimento na base fixa do km 57 da rodovia Castello Branco acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O local ainda conta com ampla área de descanso com segurança 24 horas por dia, sanitários, chuveiros e espaço para lavar roupas.
Na quinta-feira, os caminhoneiros também terão à disposição a Parada do Desabafo. A iniciativa acontecerá das 10 às 15 horas, em uma estrutura especial. Esse projeto tem como foco acolher motoristas e seus familiares em situação de vulnerabilidade emocional, como estresse, depressão, ansiedade, entre outras questões pessoais. O projeto respeita todas as informações obtidas e garante o sigilo do atendimento e a proteção de dados dos participantes.
O Instituto CCR, responsável pela gestão de investimento social do Grupo CCR, ampliou o seu tradicional programa Estrada para a Saúde que foi rebatizado e, agora, se chama Caminhos para a Saúde. À medida que tem o objetivo de marcar a expansão dos serviços gratuitos de saúde para novos públicos além dos motoristas, incluindo aqueles ligados aos modais de mobilidade/trilhos e de aeroportos.