O Programa Geração Protege, que visa promover maior protagonismo do jovem, reteve nos últimos dois anos 70% dos profissionais que ingressaram como Jovem Aprendiz. São colaboradores que foram contratados para se desenvolverem como auxiliares ou assistentes nas diversas áreas da empresa. Atualmente, o programa conta com 143 participantes em diversas regiões do país.
Há 15 anos o Grupo Protege contrata jovens por meio dessa modalidade e já superou a marca de 1 mil aprendizes. A identificação de novos talentos estimulou a empresa a capacitar cada vez mais os estudantes às atividades profissionais e suspender, temporariamente, o programa de trainees.
“Temos colaboradores com 5, 10 anos de casa que passaram pelo programa. Os investimentos na capacitação dos jovens têm ampliado significativamente o índice de retenção de novos talentos. Ver nossos aprendizes alçando voos cada vez mais altos é motivo de grande orgulho”, explica Jorge Tavares de Almeida, diretor de Gente e Gestão do Grupo Protege.
Todo jovem que ingressa na empresa recebe uma trilha de aprendizagem na Universidade Corporativa Protege, desenvolvida especialmente para o profissional e acompanhada pelo gestor direto e equipe corporativa de Gente e Gestão. A capacitação contempla avaliações de feedback, encontros de desenvolvimento e lives com gestores experientes.
O Analista de Negócios (Tecnologia da Informação) Guilherme Clementino de Lima iniciou no Grupo Protege como Aprendiz há 10 anos. “Na época tinha 15 anos de idade e esperava uma chance de iniciar minha carreira no mercado de trabalho e a Protege me forneceu essa oportunidade. Iniciei nos Serviços Gerais, fui efetivado em Gente e Gestão e recebi nova oportunidade no departamento de Tecnologia da Informação (TI)”, diz Lima.
Quem também deu os primeiros passos na empresa como aprendiz é a Analista de Faturamento Daiane Santos Silva, que há sete anos atua no departamento corporativo em São Paulo.
A vagas para ser Aprendiz no Grupo Protege são disponibilizadas no site “Trabalhe Conosco” (https://site.vagas.com.br/protege) e são abertas conforme as demandas de cada filial. O jovem precisa estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e ingressa no cargo de Aprendiz, atuando em áreas administrativas ou operacionais de uma das empresas do Grupo Protege.